Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4898
Authors: Silva, Gabriela Costa e
metadata.dc.contributor.advisor: Abreu, Márcia Cristina Fernandes de
Title: A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências
Keywords: Escola;Feira de Ciências;Metodologia;Experimentos;Aprendizagem
Issue Date: 5-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Silva, Gabriela Costa e. A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências. 23 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Biologia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta um breve histórico do surgimento da Feira de Ciências, assim como a conexão entre a teoria e a prática, que esse evento propicia, dando ênfase ao detalhamento e efetivação da Feira de Ciências na Escola Estadual Silva Dourado, expondo a descrição dos experimentos dos alunos do 8o ano do Ensino Fundamental, turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para a execução deste estudo foi realizada análises teóricas – conceituais, assim como, através da pesquisa-ação, que se trata de uma metodologia de investigação das práticas educacionais de forma coletiva e colaborativa e com fundamentação teórica equivalente. Assim, buscamos as contribuições dos autores: Moraes (1986), Brasill (2006), Mancuso (1993), Pereira (2000), Mezzari (2011), Santos (2012), dentre outros. De modo a entender a prática pedagógica da Feira de Ciências por meio de abordagem apenas quando ela é colaborativa e descritiva das ações e discussões acerca da temática no cotidiano desses autores.
Abstract: This article presents a brief history of the emergence of the Science Fair, as well as the connection between theory and practice, which this event provides, emphasizing the detailing and effectiveness of the Science Fair at the Silva Dourado State School, exposing the description of the experiments of 8th grade elementary school students, Youth and Adult Education class - EJA. Theoretical - conceptual analyzes were carried out for the execution of this study, as well as, through action research, that it is a methodology for investigating educational practices in a collective and collaborative manner and with equivalent theoretical foundation. Thus we seek the contributions of the authors: Moraes (1986), Brasill (2006), Mancuso (1993), Pereira (2000), Mezzari (2011), Santos (2012), among others. In order to understand the Science Fair pedagogical practice through an approach only when it is collaborative and descriptive of the actions and discussions about the theme in the daily lives of these actors.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4898
Appears in Collections:Biologia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Artigo Biologia - Gabriela Costa e Silva.pdf318.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.