Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4891
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dc.contributor.advisorQUEIROZ, Antônia Márcia Duarte-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Caroline Pereira dos-
dc.date.accessioned2023-02-28T18:30:49Z-
dc.date.available2023-02-28T18:30:49Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Caroline Pereira dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E INCLUSÃO:: tdic para o ensino de estudantes com necessidades educacionais especiais em escolas estaduais de araguaína-to. 2021. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4891-
dc.description.abstractSpecial education is undergoing major changes. Due to the current moment, in which prevails the expansion of the use of Digital Technologies of Information and Communication - TDIC, it is necessary to understand how these tools can contribute to the inclusion of students with Special Educational Needs - SEN. Therefore, this study aimed to understand the relationship of technologies in education for students with SEN in state schools in Araguaína/TO. For this, we used the qualitative methodology, the instruments for data collection in this study were through documentary and descriptive research. For the theoretical understanding of special education, technologies and concepts covered in this study, we resorted to theorists such as: Damasceno and Filho (2002), Mantoan (2003), Queiroz (2016, 2021), Santos (1988, 2004) and other authors. We also searched for data in documents such as the National Curriculum Base for Initial and Continuing Teacher Education (2019), Special Education Glossary (MEC/SEESP, 2019, 2020), Geography Course PPC (UFT/ Campus Araguaína, 2009 and 2019) and Political Pedagogical Projects -PPP of state schools in Araguaína. In addition, using questionnaires, online interviews, and data from the lecture on Special and Inclusive Education offered by the Integrated Internship Project of the Geography Course (2021). From the analysis of these data, we found that despite the advance in the perception of the contributions of technologies to education, the scenario found in schools regarding the use of TDIC as tools for inclusive education is still uncertain, as evidenced by regional inequalities. On the one hand, the precariousness of schools, with the lack of equipment in school units, and on the other hand, the lack of professional preparation for the use of these tools in teaching practice. Thus, we point out as possible directions, actions such as courses and specializations, for the initial and continuing education of teachers, in order to enable them to use these tools, in addition to promoting scientific events focused on the theme of special education and TDIC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectFormação docente, Ensino de Geografia.pt_BR
dc.subjectEducação especial,pt_BR
dc.subjectTecnologias,pt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia,pt_BR
dc.subjectTeacher training,pt_BR
dc.subjectSpecial education,pt_BR
dc.subjectTechnologies,pt_BR
dc.subjectGeography Teaching.pt_BR
dc.titleFormação de professores de geografia e inclusão:pt_BR
dc.title.alternativetdic para o ensino de estudantes com necessidades educacionais especiais em escolas estaduais de raguaina-to.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA educação especial passa por grandes mudanças. Em virtude do atual momento, no qual, impera a expansão do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC, é necessário entender como essas ferramentas podem contribuir para a inclusão dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais - NEEs. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender como é a relação das tecnologias no ensino para os estudantes com NEEs em escolas Estaduais de Araguaína/TO. Para isso, utilizamos a metodologia qualitativa, os instrumentos para a coleta de dados deste estudo deram-se por meio de pesquisa documental e descritiva. Para o entendimento teórico da educação especial, tecnologias e conceitos abordados nesta recorremos a teóricos como: Damasceno e Filho (2002), Mantoan (2003), Queiroz (2016, 2021), Santos (1988,2004) e outros autores. Também, buscamos dados em documentos como a Base Nacional curricular para formação inicial e continuada de professores (2019), Glossário da educação especial (MEC/SEESP, 2019, 2020), PPC do curso de Geografia (UFT/ Campus Araguaína, 2009 e 2019) e Projetos Políticos Pedagógicos -PPP de escolas estaduais de Araguaína. Além disso, recorremos a aplicação de questionários, entrevistas na modalidade on- line, e dados da palestra sobre Educação Especial e inclusiva ofertada pelo Projeto de Estágio integrado do Curso de Geografia (2021). A partir das análises desses dados, constatamos que apesar do avanço na percepção das contribuições das tecnologias para o ensino, o cenário encontrado nas escolas estaduais analisadas a respeito do uso das TDIC como ferramentas para o ensino inclusivo ainda é incerto, evidenciado pelas desigualdades regionais. De um lado, a precarização escolar, com a falta de equipamentos nas unidades escolares, e de outro a falta de preparo profissional para a utilização dessas ferramentas na prática docente. Assim, apontamos como possíveis direcionamentos, ações como cursos e especializações, para a formação inicial e continuada de professores, afim de capacitá-los a utilização dessas ferramentas, além de promoção de eventos científicos voltados a temática sobre a educação especial e TDIC.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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