Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4863
Authors: Brito, Leandro Belisário de
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Jean Carlo
Title: A presença da cultura corporal indígena no documento curricular do Tocantins na área de linguagens: Educação Física
Keywords: Educação intercultural;Educação física;Indígena;Documento curricular do Tocantins
Issue Date: 24-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRITO, Leandro Belisário de. A presença da cultura corporal indígena no documento curricular do Tocantins na área de linguagens: Educação Física. 2022. 32 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: As escolas devem ser um “espaço de diálogo, de comunicação, no qual as possibilidades de acesso ao conhecimento e o compartilhar de valores e atitudes levem em consideração a premissa dessa inter-relação” (OLIVEIRA; DAOLIO, 2011, p. 3).desta maneira o presente trabalho tem como objetivo destacar e analisar os elementos vinculados à história e cultura indígena na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos conteúdos programáticos da Educação Física no Documento referencial curricular do Estado do Tocantins para o ensino fundamental, para isso faremos uma breve apresentação dos povos indígenas presentes no estado do Tocantins. E usamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, e para a realização deste trabalho foram analisados os documentos norteadores para educação básica, tendo como documento principal o documento Referencial curricular do Tocantins Linguagens: Educação Física. Desta maneira no que ser refere ao componente curricular Educação Física, as práticas corporais vêm divididas em seis unidades temáticas (Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura), destacando que estas devem ser abordadas respeitando as singularidades de cada estudante, permitindo aos estudantes o acesso às culturas das práticas corporais presentes nas aulas de Educação Física na escola, além da vivência e da experiência efetiva.
Abstract: Schools should be a “space for dialogue, communication, in which the possibilities of accessing knowledge and sharing values and attitudes take into account the premise of this interrelationship” (OLIVEIRA; DAOLIO, 2011, p. 3). In this way, the present work aims to highlight and analyze the elements linked to the history and indigenous culture in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the syllabus of Physical Education in the Curriculum Reference Document of the State of Tocantins for elementary education. a brief presentation of the indigenous peoples present in the state of Tocantins. And we used bibliographical research as a methodology, and for the accomplishment of this work, the guiding documents for basic education were analyzed, having as main document the document Reference curricular of Tocantins Linguagens: Educação Física. Thus, with regard to the Physical Education curricular component, body practices are divided into six thematic units (Plays and Games, Sports, Gymnastics, Dances, Fights and Adventure Body Practices), emphasizing that these must be approached respecting the singularities of each student, allowing students access to the cultures of body practices present in Physical Education classes at school, in addition to living and effective experience.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4863
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