Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4854
Authors: ANJOS, HELLANE CRISTINA NERES DA SILVA DOS
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Leandro Lente de
Title: Salas multisseriadas: um olhar sobre as práticas pedagógicas em tempos de pandemia
Keywords: Pandemia;Ensino remoto;Salas Multisseriadas;Práticas Pedagógicas;Ferramentas Digitais;Pandemic;Remote teaching;Multiseries Rooms;Practices Pedagogical;Digital Tools
Issue Date: 29-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Hellane Cristina Neres da Silva dos Anjos. Salas multisseriadas: um olhar sobre as práticas pedagógicas em tempos de pandemia. 32 f. 2022. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores da Escola Municipal Novo Aeroporto – Tocantinópolis/TO, durante o período delicado enfrentado por toda a Educação Básica a nível nacional mediante as paralizações das atividades presenciais impostas pela pandemia da COVID-19. Para tal tarefa foram levantadas bibliografias especializadas que fundamentassem a abordagem a partir dos temas: escolas multisseriadas, Educação do Campo e impactos da pandemia. Por fim, a pesquisa desenvolveu entrevistas com profissionais da educação na escola selecionada e fez-se uma análise tendo em vista a complexidade das diferentes metodologias adotadas pelas educadoras para superar suas dificuldades diante de condições adversas como: sobrecarga de horário, pouco envolvimento dos familiares, aptidão às novas tecnologias etc. A pesquisa apontou que mesmo diante dos problemas que desencadearam diversos sentimentos, como medo, ansiedade e luto. os educadores se mobilizaram na tentativa de dar continuidade ao ensino e aprendizagens dos alunos, implementando diferentes técnicas e recursos para atingir tais finalidades por meio do ensino remoto.
Abstract: This work aims to understand the pedagogical practices used by educators at the Novo Aeroporto Municipal School – Tocantinópolis/TO, during the delicate period faced by all Basic Education at national level through the stoppage of face-to-face activities imposed by the COVID-19. For this task, specialized bibliographies were raised that substantiate the approach based on the themes: multigrade schools, Education do Campo and impacts of the pandemic. Finally, the research developed interviews with education professionals in the selected school and an analysis was carried out in view of the complexity of the different methodologies adopted by the educators to overcome their difficulties in the face of adverse conditions such as: overload of hours, little involvement of family members, aptitude for new technologies, etc. The research pointed that even in the face of problems that triggered different feelings, such as fear, anxiety and grief. educators mobilized in an attempt to give continuity of teaching and student learning, implementing different techniques and resources to achieve these purposes through remote teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4854
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC HELLANE CRISTINA.pdf375.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.