Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4842
Authors: Mota, Ellen Suanne Brito
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, Andressa Ferreira Ramalho
Title: Turismo de negócios e eventos: uma análise benchmarking para a hotelaria araguainense.
Keywords: Turismo;Turismo de negócios e eventos;Hotelaria;Benchmarking.
Issue Date: 15-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Tocantins
Citation: MOTA,Ellen Suanne Brito. Turismo de negócios e eventos: uma análise benchmarking para a hotelaria araguainense. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnologia em Gestão de Turismo. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo apresenta como objetivo central: Analisar de que forma o turismo de negócios pode colaborar para a minimização da sazonalidade hoteleira em Araguaína-TO. Os objetivos específicos se fundamentam em duas questões: a) Identificar os serviços e as práticas do turismo de negócios e eventos nos hotéis pesquisados; b) Efetuar uma análise comparativa através da metodologia Benchmarking, com o empreendimento hoteleiro que apresente práticas relevantes no mercado, apresentando resultados satisfatórios. A metodologia desse artigo se fundamenta em uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando como coleta de dados, a realização de entrevistas semiestruturadas à gestores hoteleiros, previamente escolhidos. A técnica de análise escolhida é o Benchmarking, a qual procura identificar as melhores práticas de alto desempenho, comparando as práticas atualmente usadas. A partir da coleta de dados e dos resultados obtidos, conclui-se que, os hotéis pesquisados necessitam ampliar suas atividades, abarcando com isso, práticas e estruturas eficientes para o turismo de negócios e eventos, conforme se observa no hotel tido como exemplo para essa análise.
Abstract: The present study presents as central objective: To analyze how business tourism can contribute to the minimization of hotel seasonality in Araguaína-TO. The specific objectives are based on two questions: a) Identify the services and practices of business tourism and events in the hotels surveyed; b) Carry out a comparative analysis through the Benchmarking methodology, with the hotel enterprise that presents relevant practices in the market, presenting satisfactory results. The methodology of this article is based on an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, using as data collection, the conduction of semistructured interviews with previously chosen hotel managers. The analysis technique chosen is Benchmarking, which seeks to identify the best practices of high performance, comparing the practices currently used. Based on the data collection and the results obtained, it is concluded that, the hotels surveyed need to expand their activities, thus encompassing efficient practices and structures for business tourism and events, as observed in the hotel as an example for this analyze.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4842
Appears in Collections:Gestão de Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLEN SUANNE BRITO MOTA - TCC - TURISMO.pdf554.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.