Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4815
Authors: Vicenzi, Ligia Maria Bacelar Schuck
metadata.dc.contributor.advisor: Freire, Juciley Evangelista
Title: Instrumentos avaliativos do campo de experiência corpo, gestos e movimentos na educação infantil pública de Luís Eduardo Magalhães-BA
Keywords: Avaliação na Educação Infantil; Instrumentos e registros avaliativos; Corpo, gesto e movimento; Criança; Assessment in Early Childhood Education; Evaluative instruments and records; Body, gesture and movement; Child
Issue Date: 17-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: VICENZI, Ligia Maria Bacelar Schuck. Instrumentos avaliativos do campo de experiência corpo, gestos e movimentos na educação infantil pública de Luís Eduardo Magalhães-BA. 2022. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa busca contribuir com os estudos acerca do processo de avaliação e registro na educação infantil, especificamente do campo de experiência Corpo, Gesto e Movimento. O estudo vincula-se à linha de pesquisa Currículos Específicos de Etapas e Modalidades de Educação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação-PPPGE da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica e documental, busca responder à questão central da pesquisa: Como é feita a avaliação da dimensão do corpo, gesto e movimento nos Centros Municipais de Educação Infantil do sistema de ensino do município de Luís Eduardo Magalhães – BA? De modo geral, objetiva-se identificar e analisar o processo de avaliação e registro do campo de experiência Corpo, Gesto e Movimento na educação infantil das escolas municipais de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. Nesse sentido, buscou-se conhecer as concepções de infância, criança e Educação Infantil que fundamentam as propostas avaliativas no Brasil, em seguida Identificou-se as diretrizes, os princípios e objetivos da avaliação e registro na Educação Infantil com ênfase no campo de experiência Corpo, Gesto e Movimento presentes na proposta curricular da Educação Infantil do município de LEM – BA, e por último, apresenta-se um guia com sugestões de instrumentos avaliativos para o campo de experiência Corpo, Gesto e Movimento para a Educação Infantil. Através do presente estudo, percebeu-se que o principal instrumento de avaliação do campo corpo, gesto e movimento na educação infantil pública do supracitado município refere-se a uma ficha de habilidades pré-definidas a serem respondidas pelos professores ao final de cada uma das três unidades letivas. Tais habilidades apresentam pouca relação com os aspectos psicomotores, referindo-se principalmente a práticas de convivências e hábitos de higiene. Porém, se a avaliação fosse mais ampla e abrangente teria mais possibilidades de promover um ensino mais eficaz por ser pautado nas necessidades reais dos educandos. Viajar por todo esse percurso literário possibilitou a construção do produto final deste trabalho, um guia com instrumentos avaliativos para o campo de experiência Corpo, Gesto e Movimento voltado para a Educação Infantil e ainda a apresentação detalhada e reflexiva dos resultados obtidos através deste estudo.
Abstract: The research seeks to contribute to studies on the process of evaluation and registration in early childhood education, specifically in the field of experience Body, Gesture and Movement. The study is linked to the research line Specific Curricula of Stages and Modalities of Education, of the Professional Postgraduate Program in Education - PPPGE of the Federal University of Tocantins. The research, with a qualitative approach and of a bibliographic and documentary nature, seeks to answer the central question of the research: How is the assessment of the dimension of the body, gesture and movement carried out in the Municipal Centers for Early Childhood Education in the education system of the municipality of Luís Eduardo Magalhães – BA? In general, the objective is to identify and analyze the process of evaluation and registration of the field of experience Body, Gesture and Movement in early childhood education in municipal schools in Luís Eduardo Magalhães - Bahia. In this sense, we sought to know the conceptions of childhood, child and Early Childhood Education that underlie the evaluation proposals in Brazil, then the guidelines, principles and objectives of evaluation and registration in Early Childhood Education were identified, with emphasis on the field of experience Body , Gesture and Movement present in the curriculum proposal of Early Childhood Education in the city of LEM - BA, and finally, a guide is presented with suggestions of evaluative instruments for the field of experience Body, Gesture and Movement for Early Childhood Education. Through the present study, it was noticed that the main instrument for evaluating the body, gesture and movement field in public early childhood education in the aforementioned municipality refers to a pre-defined skills sheet to be answered by teachers at the end of each of the three teaching units. Such skills have little relation to psychomotor aspects, referring mainly to practices of coexistence and hygiene habits. However, if the assessment were broader and more comprehensive, it would have more possibilities to promote more effective teaching, as it is based on the real needs of the students. Traveling through all this literary path enabled the construction of the final product of this work, a guide with evaluative instruments for the field of experience Body, Gesture and Movement focused on Early Childhood Education and also the detailed and reflective presentation of the results obtained through this study.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4815
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