Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Carlos Mendes-
dc.contributor.authorAlmeida, Naiara Mesquita-
dc.date.accessioned2023-02-13T13:28:09Z-
dc.date.available2023-02-13T13:28:09Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.citationALMEIDA, Naiara Mesquita. Conhecimentos dos Estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: o ensino das PICS e suas relações na graduação. 2022. 130f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Tocantins, Palmaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4813-
dc.description.abstractIntegrative and Complementary Health Practices (PICs) are recognized by the World Health Organization (WHO) as an important form of care that seeks to promote health using natural ways of treatment. From this perspective, the present study aimed to describe the knowledge of nursing students from the Federal University of Tocantins (UFT) about PICs during their academic training. This is a study with a qualitative approach and exploratory nature which had as participants 16 students aged between 20 and 28 years (20, 21, 22, 23, 24, 25 26 and 28), 3 enrolled in the 9th semester, 4 in the 8th semester, 3 in the 7th semester, 2 in the 6th semester, 2 in the 5th semester and 2 in the 4th semester. The research was submitted to Plataforma Brasil and appreciated by the Ethics and Research Committee of the UFT. We identified that PICs are still a topic that has been rarely addressed and experienced by students of the Nursing program at UFT. Therefore, there is a lack of preparation during their training and care practice in their supervised internships which are fragmented, thus hindering learning and comprehensive care for the population. Considering the students' previous knowledge and experiences about the PICs, they proved to have limited theoretical-practical knowledge on the subject. However, they recognized the importance of biological, psychological, spiritual and social aspects for an integral, holistic and humanized approach to the human being and showed interest in improving their knowledge on the subject. However, it is worth mentioning that this research did not seek to point out a single and/or better way to teach PICs. With this in mind, a public educational profile was created on the social network instagram (@knowingaspics) with the purpose of producing photo-stories, describing, introducing and disseminating scientific information to students, teachers, health professionals, researchers and the general public about the 29 PICs. Thus, the study was of great value, since it pointed out gaps in the teaching of PICs in the curriculum of the Nursing program at UFT, a fact that interferes with the knowledge and interest of students about these practices. However, given the increased demand for this field of activity, this study brings important reflections for students, teachers and others interested in the subject.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas Integrativas e Complementares; Conhecimento; Estudantes de enfermagem; Ensino superior. Universidades; Integrative and Complementary Practices; Knowledge; Nursing students; University education; universitiespt_BR
dc.titleConhecimentos dos Estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: o ensino das PICS e suas relações na graduaçãopt_BR
dc.description.resumoAs Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma importante forma de cuidado que busca promover a saúde utilizando-se de meios naturais de tratamento. À vista disso, o presente estudo objetivou descrever conhecimentos de estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre as PICs durante sua formação acadêmica. Trata de um estudo de abordagem qualitativa e natureza exploratória e teve como participantes 16 estudantes com idades entre 20 a 28 anos (20, 21, 22, 23, 24, 25 26 e 28), sendo 3 matriculados no 9º período, 4 no 8º período, 3 no 7º período, 2 no 6º período, 2 no 5º período e 2 no 4º período. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil e apreciada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFT. Identificamos que essa ainda é uma temática pouca abordada e vivenciada pelos estudantes do curso de Enfermagem da UFT. Há, portanto, um despreparo durante a sua formação e prestação desses cuidados em seus estágios supervisionados, sendo estes fragmentados, dificultando, assim, a aprendizagem e a assistência integral à população. Considerando os conhecimentos prévios e vivências dos estudantes sobre as PICs, aqueles demonstraram-se limitados em relação ao conhecimento teórico-prático acerca da temática. Entretanto, reconheceram a importância dos aspectos biológico, psicológico, espiritual e social para uma abordagem integral, holística e humanizada ao ser humano e demonstraram interesse em aprofundar seu conhecimento sobre o tema. No entanto, vale ressaltar que essa pesquisa não buscou apontar um único e/ou melhor caminho para o ensino das PICs. Pensando nisso, criou-se um perfil público educacional na rede social instagram (@conhecendoaspics) com a finalidade de produzir foto-histórias, descrever, introduzir e divulgar para estudantes, professores, profissionais da área da saúde, pesquisadores e público em geral informações científicas acerca das 29 PICs. Portanto, o estudo foi de grande valia, uma vez que apontou lacunas no ensino das PICs no currículo do curso de Enfermagem da UFT, fato este que interfere no conhecimento e interesse dos estudantes em relação a essas práticas. Entretanto, frente ao aumento da demanda por esse campo de atuação, o estudo traz importantes reflexões para os estudantes, docentes e demais interessados na temática.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Naiara Mesquita Almeida - Dissertação.pdf7.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.