Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4808
Authors: Maia, Luiz Eduardo Araujo
metadata.dc.contributor.advisor: Meira, Janeisi de Lima
Title: O jogo de xadrez como um recurso no ensino e aprendizagem de matemática
Keywords: Jogo de xadrez;Ensino-aprendizagem;Ensino de matemática;Atividade pedagógica
Issue Date: 24-May-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Maia, Luiz Eduardo Araujo. O jogo de xadrez como um recurso no ensino e aprendizagem de matemática. 35 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, foi feito uma análise da utilização do jogo de xadrez no ensino e na aprendizagem de matemática, buscando responder a seguinte questão norteadora: que possibilidades de aprendizagem o jogo de xadrez pode proporcionar ao educando quando o relaciona à conteúdos matemáticos? Sendo assim, elaboramos algumas atividades com situações problemas para verificar se de fato há possibilidades de aprendizagem matemática. Tendo como base os estudos de Kishimoto, Almeida, Mendes, entre outros. Procuramos ressaltar os benefícios e contribuições que o jogo de xadrez possibilita ao ensino da matemática, bem como o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio lógico matemático do estudante. Esta pesquisa, foi realizada no ensino básico, de caráter qualitativo, teve como objetivo entender melhor como e onde o jogo de xadrez pode ser trabalhado no âmbito escolar, de forma a melhorar a qualidade de ensino e inovar a prática pedagógica em matemática. No desenvolvimento de nossas atividades, descobrimos que o jogo de xadrez relaciona com o ensino de matemática por apresentar situações que requerem tomada de decisões e raciocínio lógico. Concluímos também que a organização do pensamento é essencial para alcançar efetivamente uma melhor solução para os problemas do cotidiano e o jogo de xadrez pode ser um grande aliado para estimular essa ideia.
Abstract: In this work, an analysis of the use of the game of chess in the teaching and learning of mathematics was carried out, seeking to answer the following guiding question: what learning possibilities can the game of chess provide to the student when it is related to mathematical content? Therefore, we elaborated some activities with problem situations to verify if in fact there are possibilities of mathematical learning. Based on studies by Kishimoto, Almeida, Mendes, among others. We seek to emphasize the benefits and contributions that the game of chess makes possible to the teaching of mathematics, as well as the cognitive development and the student's mathematical logical reasoning. This research, carried out in basic education, of a qualitative nature, aimed to better understand how and where the game of chess can be worked in the school environment, in order to improve the quality of teaching and innovate the pedagogical practice in mathematics. In the development of our activities, we discovered that the game of chess is related to the teaching of mathematics by presenting situations that require decision-making and logical reasoning. We also concluded that the organization of thought is essential to effectively reach a better solution to everyday problems and the game of chess can be a great ally to stimulate this idea.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4808
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Luiz Eduardo Araújo Maia.pdf376.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.