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dc.contributor.advisorCosta, Eudes Antonio da-
dc.contributor.authorCavalcante, Fernanda Vasconcelos-
dc.date.accessioned2023-02-09T18:57:27Z-
dc.date.available2023-02-09T18:57:27Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationCavalcante, Fernanda Vasconcelos. O uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemática. 38 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4776-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work presents a proposal for a Learning Object in game format using the Scratch platform, which is a programming language that uses predefined blocks for the development, creation and animation of games, available online. Our research will be qualitative and bibliographical review, bringing an approach based on the insertion of games and technologies in the teaching of mathematics and computational thinking, working the thought process developed in solving problems. The objects of knowledge to to be taught through the game, were chosen according to the Common National Base Curriculum: Flowchart to determine the parity of a natural number; multiples and divisors of a natural number; Prime and composite numbers. As a result, we developed two games with slightly different proposals, but in a complementary way in terms of content, mixing playful and mathematical challenges, seeking to encourage, motivate and instigate students in learning, offering support to students, both in the school environment and out of it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectSCRATCHpt_BR
dc.titleO uso do Scratch como ferramenta para criação de objetos de aprendizagem no ensino de matemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de Objeto de Aprendizagem no formato de jogo utilizando a plataforma Scratch, que é uma linguagem de programação que utiliza blocos predefinidos para a elaboração, criação e animação de jogos, disponível online. Nossa pesquisa será de cunho qualitativo e revisão bibliográfica, trazendo uma abordagem fundamentada na inserção de jogos e tecnologias no ensino de matemática e pensamento computacional, trabalhando o processo de pensamento desenvolvido na resolução de problemas. Os objetos de conhecimento a serem ensinados por meio do jogo, foram escolhidos conforme a Base Nacional Comum Curricular: Fluxograma para determinar a paridade de um número natural; Múltiplos e divisores de um número natural; Números primos e compostos. Como resultado desenvolvemos dois jogos com propostas um pouco diferentes, mas de forma complementar em relação ao conteúdo, mesclando o lúdico com os desafios matemáticos, buscando incentivar, motivar e instigar o discente na aprendizagem, oferecendo um suporte aos estudantes, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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