Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4745
Authors: PAIXÃO, Milene Santana
metadata.dc.contributor.advisor: PAIVA, Joseilson Alves de
Title: O Programa Residência Pedagógica como Política de Formação Inicial de Professores: percepções da Coordenadora, Preceptor e dos Residentes da Universidade Federal do Norte do Tocantins
Keywords: Residência Pedagógica;Formação docente;Análise do Discurso;BNCC
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: PAIXÃO, Milene Santana. O Programa Residência Pedagógica como Política de Formação Inicial de Professores: percepções da Coordenadora, Preceptor e dos Residentes da Universidade Federal do Norte do Tocantins. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A formação inicial docente para a educação básica tem sido discutida no Brasil ao longo dos anos considerando a construção de conhecimentos teóricos, sua relação com o desenvolvimento de aspectos voltados à prática profissional e à formação reflexiva. Com isso, a escola apresenta-se em uma dimensão como um espaço no qual se dão as primeiras experiências sociais, portanto, também lócus em que se pode observar, a partir dele, possibilidades para a formação cidadã. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar as reuniões gravadas do programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Norte do Tocantins, onde estavam envolvidos a coordenadora, preceptor e os residentes. Para assim observar a percepção dos residentes referente a habilidade EM13CNT103, exposta na Base Nacional Comum Curricular, através da análise de discurso. O programa antecipa a experiência normativa em sala de aula, para os residentes, a partir das vivências realizadas dentro e fora da escola, em conjunto com o professor preceptor e a docente coordenadora institucional do Programa. Devido a situação pandêmica que nos impedia de termos contato, dispusemos da realização das nossas pesquisas de forma remota, assim como a maioria das universidades, portanto, tivemos que analisar as reuniões gravadas, impedindo-nos assim de fazer uma pesquisa participativa que nos traria mais informação devido as possibilidades dessa interação presencial. Logo, a relevância deste trabalho está em descrever o processo de formação inicial do professor ofertado pelo programa Residência Pedagógica na UFNT. Nisso, fica evidente a supervisão dos sujeitos participantes a partir do desenvolvimento do roteiro durante o programa, quando, assim, relacionada às orientações do preceptor e da coordenadora, em que houve avanço no decorrer das reuniões, em relação ao entendimento da elaboração do roteiro, levando em consideração a habilidade trabalhada, EM13CNT103. Portanto, políticas públicas precisam se direcionar com um olhar diferenciado para o aperfeiçoamento na formação docente, ampliando assim as possibilidades de metodologia a serem aplicadas neste processo.
Abstract: In Brazil, the initial teacher training has been discussed for over the years based in the considering at construction and theoretical knowledge, your relationship with development of aspects related with professional practice and reflective training. In logical, the schools show itself in a dimension with space where occurs the first social experiences, therefore, at locus is possible to observe, possibilities to formation citizen. The work objective is analyzing the recorded meetings of Pedagogical Residence program in the Federal University of Northern Tocantins, with the coordinator, preceptor and residents were involved in process. The intention was observed the students, teacher and advisor, about their perception regarding the skill (EM13CNT103), existing in the National Common Curricular Base, based in discourse analysis. The program anticipates the normative experience in the classroom, for student, based in experiences carried in and out the school, together with the preceptor teacher and the institutional advisor teacher of program. The pandemic situation prevented us from have contacts, the research was realized remotely, same the most universities, we analyze only the recorded meetings, this preventing stopped us from the presential research, this would bring us more information due to possibilities from realization. The relevance this work is describe the process initial teacher training process by the Pedagogical Residency program at UFNT. Evidencing the supervision of the participating subjects with the script program development, when related the preceptor guidelines and coordinator, showed an advance during the meetings, about understanding the script elaboration, with reference to ability (EM13CNT103). Therefore, public policies need be directed at the improvement in teacher training, thus expanding the possibilities methodology be applied in process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4745
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