Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4712
Authors: ALENCAR, Wanderson Ramon Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor: FONSECA, Douglas Silva
Title: Desafios no Ensino-Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA em Araguaína-TO
Keywords: Desafios;Ensino;Aprendizagem;Educação de Jovens e Adultos – EJA
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ALENCAR, Wanderson Ramon Cardoso de. Desafios no Ensino-Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA em Araguaína-TO. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Os desafios no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm interferido no desenvolvimento de alunos da Educação Básica no Tocantins. A superação de obstáculos presentes dentro e fora de sala de aula é fator preponderante para a vida acadêmica dos envolvidos diretamente no processo. Esta pesquisa apresenta uma investigação de abordagem quantitativa, motivada pela inquietação de compreender os desafios pessoais enfrentados pelos estudantes e que influenciam no processo de ensino e de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, temos como questionamento para esta problemática “Quais são os principais desafios pessoais enfrentados pelos estudantes das turmas de 1ª série da EJA?”. Desse modo, O objetivo geral dessa pesquisa é identificar os desafios pessoais enfrentados por alunos que estudam na EJA da Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa em Araguaína -TO. A metodologia adotada é o Estudo de Caso e para obtenção das informações, aplicamos um questionário diagnóstico composto de treze questões. A análise dos resultados nos dar evidências que estes desafios têm sido influenciadores no desenvolvimento estudantil destes estudantes.
Abstract: The challenges in the teaching and learning process in Youth and Adult Education (EJA) have interfered in the development of students of Basic Education in Tocantins. Overcoming obstacles present inside and outside the classroom is a major factor in the academic life of those directly involved in the process. This research presents an investigation with a quantitative approach, motivated by the concern to understand the personal challenges faced by students and that influence the teaching and learning process in Youth and Adult Education (EJA). Thus, we have a question for this issue "What are the main personal challenges faced by students in the 1st grade classes of EJA?”. Thus, the general objective of this research is to identify the personal challenges faced by students who study at the EJA of the (Francisco Máximo de Sousa State School) in Araguaína -TO. The methodology adopted is the Case Study and to obtain the information, we applied a diagnostic questionnaire composed of thirteen questions. The research of the results gives us evidences that these challenges have been hold the student development.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4712
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDERSON RAMON CARDOSO DE ALENCAR - TCC.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.