Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4707
Authors: SILVA, Vanessa Aparecida da
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Sinval de
Title: Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia
Keywords: Interdisciplinaridade;Livros didáticos;Ensino de Ciências e Matemática;Conteúdo didático;Ensino Médio
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Vanessa Aparecida da. Fotossíntese como ela também é: entrelaçamento entre Matemática e Biologia. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O processo de ensino e aprendizagem é onde surgem possibilidades de se pensar a ligação entre conteúdos aplicados, sua interdisciplinaridade, como a fotossíntese e matemática e biologia na escola e também fora dela. A interdisciplinaridade é uma forma de se construir a educação que permite tanto aos alunos como aos professores uma construção de mundo como ele realmente é: sem separações, interligado e integrado, com potencialidade para um melhor aproveitamento do ensino devido a maior de aproximação entre sujeitos. A questão problematizadora desse estudo busca encontrar caminhos para aproximar ambas as matérias citadas através da fotossíntese: Como a matemática pode contribuir para o ensino de ciências de forma recíproca? O objetivo aqui é elencar elementos que possibilitem o trabalho entre matemática e biologia a partir de livros didáticos da área de biologia. Para realizar esse estudo, se lançou mão do método de pesquisa bibliográfica, que é o levantamento e análise de material de forma crítica e redação sobre o tema a partir de material já produzido, tanto em seu estado processado, como artigos e livros didáticos, quanto matéria bruta, como documentos. No presente trabalho a análise bibliográfica parte de livros didáticos utilizados no Ensino Médio na disciplina de biologia: “Ser Protagonista” e “Biologia Hoje”, que permitiu a identificação de conceitos correlacionados ao fenômeno de fotossíntese que se mostram como possibilidades de troca de conhecimento interdisciplinares entre a biologia e a matemática.
Abstract: The teaching and learning process is where possibilities arise for thinking about the connection between applied content, its interdisciplinarity, such as photosynthesis and mathematics and biology at school and beyond. Interdisciplinarity is a way of building education that allows both students and teachers to build the world as it really is: without separations, interconnected and integrated, with the potential for a better use of teaching due to greater proximity between subjects. The problematizing question of this study seeks to find ways to bring both subjects mentioned through photosynthesis: How can mathematics contribute to science teaching in a reciprocal way? The objective here is to list elements that enable the work between mathematics and biology from textbooks in the field of biology. To carry out this study, the bibliographic research method was used, which is the critical survey and analysis of material and writing on the subject from material already produced, both in its processed state, such as articles and textbooks, as well as raw material such documents. In the present work, the bibliographical analysis starts from textbooks used in High School in the discipline of biology: "Being a Protagonist" and "Biology Today", which allowed the identification of concepts related to the phenomenon of photosynthesis that show themselves as possibilities for the exchange of interdisciplinary knowledge between biology and mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4707
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA APARECIDA DA SILVA - TCC.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.