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Authors: CASTRO, Samara Andrade da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: CARNEIRO, Rogerio dos Santos
Title: A Utilização do Jogo no Ensino de Porcentagem como auxiliar na Inter-Relação de Alunos Surdos e Não Surdos: uma proposta didática
Keywords: Jogos;Sequência Didática;Ensino de Matemática;Interação dos Alunos Surdos e não Surdos
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CASTRO, Samara Andrade da Silva de. A Utilização do Jogo no Ensino de Porcentagem como auxiliar na Inter-Relação de Alunos Surdos e Não Surdos: uma proposta didática. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetivou compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de porcentagem com a utilização de jogos, possibilitando a interação entre os alunos surdos e não surdos. A qual foi delineada pela seguinte questão: Como podemos utilizar o jogo no ensino de porcentagem, de forma que possa proporcionar uma melhor interação entre os alunos surdos e não surdos, de forma que facilite a fixação do conteúdo e auxilie no aprendizado dos mesmos? Utilizamos os preceitos técnicos da revisão bibliográfica reunindo a história, leis, alguns detalhamentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a inserção/utilização dos jogos para ensino de matemática com os alunos surdos e não surdos, com finalidade de proporcionar, entre os alunos, uma interação orientada utilizando o jogo proporcionando novas experiências e vivencias de aprendizagens. Nesse sentido, criamos o jogo intitulado “Porcentagem da Inclusão”, que é constituído por um tabuleiro, no qual os alunos terão que desenvolver atividades que envolvam porcentagem, seguindo algumas regras que podem proporcionar uma vivencia igualitária entre os surdos e não surdos. Para o qual, elaboramos uma proposta didática, com orientações metodológicas de requisitos necessários para ensinar porcentagem, desfrutando do jogo para obter uma melhor fixação, com enfoque na interação dos alunos surdos e não surdos. Ao término dos estudos, foi possível inferir que a utilização de jogos no ensino de matemática, pode despertar interesse nos alunos para o conteúdo que está sendo ministrado, entretanto deve-se trabalhar com cautela ao utilizá-los no ensino, seguindo alguns critérios para manter o foco na aprendizagem. Inferimos que é possível apoiar no uso dos jogos para melhorar o ensino de matemática, por facultar outros métodos de se comunicar sem utilizar a linguagem oral ou LIBRAS, que são, respectivamente, a língua materna dos alunos não surdos e surdos.
Abstract: The present research aimed to understand how the percentage teaching and learning process occurs with the use of games, enabling interaction between deaf and non-deaf students. Which was outlined by the following question: How can we use the game in teaching percentage, so that it can provide a better interaction between deaf and non-deaf students, in a way that facilitates the fixation of the content and helps in their learning? We used the technical precepts of the bibliographic review, gathering the history, laws, some details about the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and the insertion/use of games for teaching mathematics with deaf and non-deaf students, in order to provide, among students, a guided interaction using the game providing new experiences and learning experiences. In this sense, we created the game entitled "Percentage of Inclusion", which consists of a board, in which students will have to develop activities that involve percentage, following some rules that can provide an egalitarian experience between the deaf and non-deaf. For which, we developed a didactic proposal, with methodological guidelines of requirements necessary to teach percentage, enjoying the game to obtain a better fixation, focusing on the interaction of deaf and non-deaf students. At the end of the studies, it was possible to infer that the use of games in the teaching of mathematics can arouse students' interest in the content being taught, however, one should work with caution when using them in teaching, following some criteria to maintain the focus on learning. We infer that it is possible to support the use of games to improve mathematics teaching, by providing other methods of communicating without using oral language or LIBRAS, which are, respectively, the mother tongue of non-deaf and deaf students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4691
Appears in Collections:Matemática

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