Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4687
Authors: LEAL, Maria Patrícia Campos
metadata.dc.contributor.advisor: SOUZA, Domenica Palomaris Mariano de
Title: As leishmanioses em escolas do ensino básico de Araguaína, TO: análise de livros didáticos e percepção dos professores sobre o tema
Keywords: Educação em Saúde;Leishmaniose Visceral;Livro didático;Epidemiologia;Epidemiology;Health Education;Visceral Leishmaniasis;Textbook
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LEAL, Maria Patrícia Campos. As leishmanioses em escolas do ensino básico de Araguaína, TO: análise de livros didáticos e percepção dos professores sobre o tema. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Biologia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021
metadata.dc.description.resumo: A leishmaniose visceral (LV) é considerada um dos principais desafios para saúde pública do Brasil, devido a sua representação endêmica em vários estados do país. Embora, o Ministério da Saúde promova ações que visam a redução dos casos da doença essas ainda são incipientes. A educação em saúde é um dos meios mais eficazes para o esclarecimento e prevenção de doenças. Neste contexto, estudos dessa natureza são essências para que os docentes que atuam junto à comunidade escolar de regiões endêmicas realizem o processo de conscientização sobre essas doenças. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar as informações sobre a leishmaniose visceral presentes nos livros didáticos de biologia, e também relatar como os docentes da educação básica utilizam os conhecimentos presentes nessas obras para informações sobre a LV. Para tal, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa para verificar como o conteúdo de LV nos livros didáticos auxiliava no processo de educação em saúde e um roteiro semiestruturado com os profissionais docentes que atuam nas disciplinas de ciências e biologia. Os resultados evidenciaram que a maioria das obras contém informações incompletas sobre a LV, ainda os docentes apontam para a necessidade de contextualização do tema para que os alunos sejam capazes de produzir seu autoconhecimento acerca da doença
Abstract: Visceral leishmaniasis (VL) is considered one of the main challenges for public health in Brazil, due to its endemic representation in several states of the country. Although, the Ministry of Health promotes actions aimed at reducing cases of the disease, these are still incipient. Health education is one of the most effective means of clarifying and preventing diseases. In this context, studies of this nature are essential for teachers who work with the school community in endemic regions to carry out the process of raising awareness about these diseases. Thus, the present study aimed to analyze the information on visceral leishmaniasis present in textbooks on biology, and also to report how the teachers of basic education use the knowledge present in these works for information about VL. To this end, a qualitative research was carried out to verify how the LV content in textbooks helped in the health education process and a semistructured script with the teaching professionals who work in the disciplines of science and biology. The results showed that most works contain incomplete information about VL, yet the teachers point to the need to contextualize the theme so that students are able to produce their self-knowledge about the disease
URI: http://hdl.handle.net/11612/4687
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