Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4685
Authors: SANTANA, Adrielly Lopes da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: PAULA, Fernanda Vital de
Title: Jogos e cotidiano no ensino de estatística: uma proposta para o ensino de medidas de tendência central na educação básica
Keywords: Medidas de Posição;Jogo de Tabuleiro;Cotidiano;BNCC;Position Measures;Board game;Daily;BNCC
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTANA, Adrielly Lopes da Silva. 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Considerando que a Matemática é vista como uma disciplina difícil pela maioria dos alunos do Ensino Básico, este trabalho tem o objetivo de mostrar que é possível torná-la mais atrativa por meio da inserção do cotidiano dos alunos e de um jogo de tabuleiro, com foco no conteúdo de medidas de tendência central: média, mediana e moda. Observando dificuldades na educação básica, nos interessou saber qual proposta poderia ser feita a fim de promover uma melhor aprendizagem das medidas de tendência central. Para isso, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, com o intuito de mostrar a potencialidade da utilização de situações cotidianas e dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática e evidenciar a importância de garantir a aprendizagem dos conteúdos de Estatística no Ensino Básico em prol da formação cidadã dos alunos. Após a aplicação de um protótipo do jogo, nomeado como Tabuleiro das Medidas, em uma turma de alunos matriculados na disciplina de TCC II, evidenciou-se a potencialidade do mesmo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdo de medidas de tendência central.
Abstract: Considering that Mathematics is seen as a difficult subject by most Basic Education students, this work aims to show that it is possible to make it more attractive through the insertion of daily life of students and a board game, with a focus on content of measures of central tendency: mean, median and mode. Seeing some difficulties on the Basic Education, we’re interested in a proposition that could be made to promote a better learning of the content of measures od central tendency. For this, the methodology used was the bibliographic research in order to show the potential of using everyday situations and games in the teaching and learning process of Mathematics and to highlight the importance of guaranteeing the learning of Statistics content in Basic Education for the benefit of the citizenship education of students. After the application of a prototype of the game, named as Measurement Board, in a class of Mathematics undergraduates enrolled in the discipline TCC II, the potential of the same in the teaching and learning process of content measures of central tendency.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4685
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIELLY LOPES DA SILVA SANTANA- TCC- MATEMÁTICA.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.