Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBARBOSA, Alessandro Tomaz-
dc.contributor.authorSILVA, Fábio Soares-
dc.date.accessioned2023-02-08T11:50:04Z-
dc.date.available2023-02-08T11:50:04Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.citationSILVA, Fábio Soares. Utilização de paródias musicais como recurso didático de ensino para a Biologia. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Biologia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4678-
dc.description.abstractThe present work sought to investigate the musical parodies in biology teaching present on the YouTube platform. To achieve this goal, we searched on the YouTube platform, through keywords, to locate several musical parodies. The keywords were: Biology musical parodies; musical parodies of biology in the classroom; musical parodies about biological sciences. In the results of this research, we identified the following topics covered: Origin of life, viruses, circulatory system and digestive system. The most discussed topic was the digestive system, containing 07 videos and 3,800 to 80,000 views. The most approached keyword was “musical biology parodies” containing 28 videos and 88,000 to 197,000 views. In terms of final considerations, we consider relevant a greater production of musical parodies performed in the classroom and that they are made available on the YouTube platform, as it is a powerful teaching-learning space to arouse the student's interest and the access to Biology content at schoolpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.titleUtilização de paródias musicais como recurso didático de ensino para a Biologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar as paródias musicais no ensino de biologia presentes na plataforma do YouTube. Para alcançar esse objetivo, buscamos na plataforma do YouTube, através de três palavras-chave, localizar diversas parodias musicais. As palavras-chave foram: “Parodias musicais de biologia”; “parodias musicais de biologia em sala de aula”; “parodias musicais sobre ciências biológicas”. Nos resultados dessa pesquisa, identificamos os seguintes temas abordados: Origem da vida, vírus, sistema circulatório e sistema digestivo. O tema mais abordado foi o sistema digestivo, contendo 07 vídeos e 3,8 mil a 80 mil visualizações. A palavra-chave mais abordada foi “paródias musicais de biologia” contendo 28 vídeos e 88 mil a 197 mil visualizações. Em termos de considerações finais, consideramos relevante uma maior produção de parodias musicais realizadas em sala de aula e que as mesmas sejam disponibilizadas na plataforma do YouTube, pois trata-se de um espaço de ensinoaprendizagem potente para despertar o interesse do aluno e o acesso ao conteúdo da Biologia na escolapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::BIOLOGIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIO SILVA-TCC-BIOLOGIA.pdf581.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.