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Authors: SILVA, Jainara Nunes da
metadata.dc.contributor.advisor: TRIGUEIRO, Lidianne Salvatierra Paz
Title: Percepção de alunos do ensino fundamental do município de Araguaína - Tocantins sobre animais peçonhentos e venenosos
Keywords: Animais Peçonhentos e Venenosos;Ensino e Aprendizagem;Educação Ambiental;Preservação de Espécies;Educação em Saúde.;Venomous and Poisonous Animals;Teaching and Learning;Environmental Education;Species Preservation;Health Education
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Jainara Nunes da. Percepção de alunos do ensino fundamental do município de Araguaína - Tocantins sobre animais peçonhentos e venenosos. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Biologia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista que o aumento desordenado das cidades e ações causadas pelo homem gera destruição dos recursos naturais existentes, os ambientes naturais em que os animais peçonhentos e venenosos costumam viver começam a sofrer modificações e estes passam a viver no ambiente peridomiciliar, levando em conta o aumento considerável dos riscos de acidentes, além dos muitos mitos e lendas a cerca desses animais, vê-se a importância de o meio escolar informar os alunos sobre essa temática. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar as percepções de estudantes do 7 ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, do município de Araguaína-TO, sobre a temática “animais peçonhentos e venenosos” com relação à biologia, comportamento, identificação e formas de prevenção de acidentes. O trabalho é do tipo quali-quantitativo e foi desenvolvido com alunos. Para a pesquisa foi utilizado um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas. Após análise dos resultados contabilizou-se a participação de um total de 78 alunos. Os resultados revelaram que há um entendimento dos alunos sobre o tema “animais peçonhentos e venenosos”, porém percebeu-se que ainda há dúvidas e lacunas de conhecimentos a serem sanadas referentes aos conteúdos específicos como a correta classificação e conceituação do que diferenciam esses animais dentro do conhecimento científico. Sendo assim, a partir dos dados da presente pesquisa, concluiu-se que foi possível observar que há um déficit com relação aos conceitos prévios de animais peçonhentos e venenosos nos alunos do Ensino Fundamental. Dessa forma, percebe-se que temas como a identificação e classificação dos animais como peçonhento ou venenoso, degradação ambiental, biodiversidade, preservação e conservação de espécies para o ecossistema, além da importância médica na produção de fármacos e na prevenção de acidentes, incluindo os primeiros socorros e desmistificação de crendices sobre esses animais, são conteúdos fundamentais e precisão ser abordados nas escolas, a fim de oferecer um ensino de qualidade sobre a temática.
Abstract: Considering that the disorderly growth of cities and actions caused by man generate destruction of existing natural resources, the natural environments in which venomous and poisonous animals usually live start to change and they start to live in the peridomestic environment, taking into account the considerable increase in accident risks, as well as the many myths and legends about these animals, we can see the importance of the school environment informing the students about this theme. Therefore, the objective of this study was to identify the perceptions of 7th grade student elementary school from the State School Professora Silvandira Sousa Lima, in the city of Araguaína-TO, about the theme “poisonous and venomous animals” regarding biology, behavior, identification, and accident prevention. The study is qualitative-quantitative and was developed with students. A semi-structured questionnaire with open and closed questions was used for the research. After analyzing the results, a total of 78 students participated. The results revealed that the students understand the theme “poisonous and venomous animals”, but it was noticed that there are still doubts and gaps in knowledge to be filled in relation to specific content such as the correct classification and conceptualization of what differentiates these animals within the scientific knowledge. Thus, form the data of this research, it was concluded that it was possible to observe that there is a deficit regarding the previous concepts of venomous and poisonous animals in elementary school students. Thus, it is clear that issues such as the identification and classification of animals as poisonous or venomous, environmental degradation, biodiversity, preservation and conservation of species for the ecosystem, as well as the medical importance in the production of drugs and accident prevention, including first aid and demystification of myths about these animals, are fundamental contents and need to be addressed in schools in order to offer a quality education on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4677
Appears in Collections:Biologia

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