Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4664
Authors: SOUSA, MARLY FERNANDES DE
metadata.dc.contributor.advisor: Rezende, Janaína Ribeiro de
Title: A concepção de professoras da educação infantil sobre o desenvolvimento de crianças de 4 anos de idade em uma escola de Tocantinópolis - TO
Keywords: Desenvolvimento infantil;Psicologia Histórico-Cultural;Ensino- aprendizagem;Educação Infantil;Child Development;Cultural-Historical Psychology;Teaching-Learning;Early Childhood Education
Issue Date: 14-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Marly Fernandes De Sousa. A concepção de professoras da educação infantil sobre o desenvolvimento de crianças de 4 anos de idade em uma escola de Tocantinópolis - TO. 43 f. 2022. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata sobre as concepções que professoras do Jardim I de uma instituição de Educação Infantil do município de Tocantinópolis - TO têm sobre o desenvolvimento de crianças. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as concepções de professoras da Educação Infantil sobre o desenvolvimento de crianças de 4 anos de idade, a partir da perspectiva da teoria da Psicologia Histórico-Cultural. Para fundamentação teórica do estudo, baseamo-nos nas contribuições de Vygotsky e de autores que estudaram suas ideias. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e para isto foram utilizados artigos, monografias e livros. Para a obtenção de dados, foi desenvolvido um questionário, através do Google formulário, que foi respondido por três professoras do Jardim I da escola participante, estabeleci contato com a diretora da escola e a mesma mobilizou as três professoras para saber se poderiam participar da pesquisa. Por meio da análise das respostas obtidas, pôde-se ter uma ideia de que as concepções sobre desenvolvimento infantil das professoras são diversas, ora se aproximando da teoria de Vygostky, ora se distanciando dela. As impressões finais levam a perceber que as docentes têm noção de que o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e físico das crianças ocorre tanto na interação de aspectos individuais e coletivos e que é necessário desenvolver metodologias de ensino variadas para possibilitar associar o conteúdo a ser ensinado da realidade de cada um.
Abstract: he present work deals with the conceptions that kindergarten teachers of an institution of Early Childhood Education in the city of Tocantinópolis - TO have about the development of children. The general objective of the research was to understand the conceptions of kindergarten teachers about the development of 4-year-old children, from the perspective of the Cultural- Historical Psychology theory. For the theoretical foundation of the study, we based ourselves on the contributions of Vygotsky and authors who studied his ideas. A bibliographic research on the theme was carried out and for this purpose articles, monographs, and books were used. To obtain data, a questionnaire was developed, through Google form, which was answered by three kindergarten I teachers from the participating school. Through the analysis of the answers obtained, it was possible to get an idea that the teachers' conceptions of child development are diverse, sometimes approaching Vygostky's theory, sometimes distancing themselves from it. The final impressions lead to the conclusion that the teachers are aware that the social, cognitive, emotional, and physical development of children occurs both in the interaction of individual and collective aspects and that it is necessary to develop varied teaching methodologies to make it possible to associate the content to be taught with the reality of each one.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4664
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