Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4653
Authors: Bezerra, Nathalia Araujo
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, João de Deus
Title: Discursividades da bncc presentes no livro didático “português: conexão e uso” voltado aos anos finais do ensino fundamental sob um olhar semântico.
Keywords: Livro Didático.;BNCC.;Semântica.;Língua Portuguesa.
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BEZERRA, Nathalia Araujo. Discursividades da bncc presentes no livro didático “português: conexão e uso” voltado aos anos finais do ensino fundamental sob um olhar semântico.44f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, dedicamo-nos à investigação das discursividades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento normativo destinado à Educação Básica brasileira – que passaram a orientar a elaboração dos Livros Didáticos por volta do ano de 2018. Para isto, debruçamo-nos sobre o estudo acerca da Análise de Discurso que é proposto por Orlandi (1999), com o intuito de analisarmos o documento e, posteriormente, a materialidade do Livro Didático selecionado para análise. Acreditamos que essa fundamentação teórico-metodológica é imprescindível para que compreendamos os efeitos discursivos acerca do ensino da Língua Portuguesa. Para a elaboração deste trabalho, buscamos pensar de que modo os Livros Didáticos de Língua Portuguesa têm se mostrado alinhados às discursividades da BNCC por meio da pesquisa bibliográfica. Para tanto, de maneira virtual, tivemos acesso ao Edital de convocação do PNLD de 2020, ao Guia que discorre sobre as obras aprovadas e à BNCC. Dentre as coleções aprovadas, particularizamos a coleção “Português: conexão e uso” e tivemos como foco de análise o Livro Didático do 7º ano. Investigamos o modo como as autoras organizaram esse material, contemplando as orientações da BNCC, tanto no Livro do Estudante quanto no Livro do Professor. Aprofundamo-nos, especificamente, no que diz respeito às questões semânticas, pois inferimos que a BNCC considera de grande importância o trabalho com a Semântica, haja vista que a percepção de sentidos pode contribuir de maneira significativa para o processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, promovemos a nossa análise a partir de uma unidade que desenvolve o trabalho com a polissemia e que promove a percepção dos efeitos de sentido que as palavras podem proporcionar a um gênero textual. As análises construídas acerca do referido livro apontam que há evidências do trabalho com a Semântica conforme sugerido na BNCC.
Abstract: In this work, we dedicate ourselves to the investigation of the discourses of the Common National Curriculum Base (BNCC) – normative document for Brazilian Basic Education – which started to guide the preparation of textbooks around 2018. For this, we focus on the study of Discourse Analysis that is proposed by Orlandi (1999), in order to analyze the document and, subsequently, the materiality of the textbook selected for analysis. We believe that this theoretical-methodological foundation is essential for us to understand the discursive effects on the teaching of Portuguese Language. For the elaboration of this work, we tried to think in what way the Portuguese language textbooks have been shown to be aligned with the BNCC discourses through the bibliographical research. To do so, we had access to the PNLD 2020 call notice, the Guide that discusses the approved works and the BNCC. Among the approved collections, we singled out the “Portuguese: connection and use” collection and the focus of analysis was the 7th grade textbook. We investigated how the authors organized this material, considering the guidelines of this document, both in the Student´s Book and in the Teacher´s Book. We went deeper, specifically, with regard to semantic issues, as we infer that the BNCC considers work with Semantics of great importance, given that the perception of meanings can significantly contribute to the teaching and learning process. Therefore, we promote our analysis from a unit that develops the work with polysemy and that promotes the perception of the meaning effects that words can provide to a textual genre. The analyzes built on that there is evidence of work with Semantics as suggested in the BNCC.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4653
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATHALIA ARAUJO BEZERRA - TCC - LETRAS.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.