Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4645
Authors: Silva, Pedro José Florencio da
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Dailson Evangelista
Title: WebLEM como ambiente de ensino e aprendizagem de matemática
Keywords: TPACK;webLEM;Laboratório de Ensino de Matemática;Saberes profissionais do professor de Matemática
Issue Date: 9-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Silva, Pedro José Florencio da. WebLEM como ambiente de ensino e aprendizagem de matemática. 54 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a descrição da construção de um Laboratório de Ensino de Matemática na internet, o webLEM, como sendo uma proposta de ambiente virtual de ensino e aprendizagem de Matemática, fundamentado na indissociação dos conhecimentos tecnológicos e pedagógicos e do conteúdo a ser ensinado pelo professor, o TPACK. A construção tem como lócus de pesquisa a plataforma online de desenvolvimento de websites Wix.com e a mesma também hospedará o site/laboratório (objeto de pesquisa) nela produzido, o qual o batizamos por WEBLEMUM. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, que se fundamenta sobre as teorias dos saberes profissionais que o professor de Matemática deve conhecer e que dizem respeito ao uso de tecnologias no exercício de sua prática pedagógica. O contexto deste trabalho se passa durante a pandemia de COVID-19, o que o potencializa por ser mais uma alternativa para a crise da educação enfrentada nesse momento de caráter emergencial de educação remota, pois educação a distância já existia, enquanto essa que vivemos exigiu dos professores uma reinvenção de sua prática.
Abstract: This Course Completion Work presents the description of the construction of a Mathematics Teaching Laboratory on the Internet, webMTL, as a proposal for a virtual environment for teaching and learning Mathematics, based on the inseparability of technological and pedagogical knowledge and the content to be be taught by the teacher, the TPACK. The construction has as research locus the online website development platform Wix.com and it will also host the website/laboratory (research object) produced in it, which we named WEBLEMUM. It is a qualitative, descriptive research, which is based on theories of professional knowledge that Mathematics teachers should know and that concern the use of technologies in the exercise of their pedagogical practice. The context of this work takes place during the COVID-19 pandemic, which enhances it by being yet another alternative to the education crisis faced at this moment of emergency in remote education, since distance education already existed, while the one we are experiencing required teachers a reinvention of their practice.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4645
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Pedro José Florencio da Silva.pdf4.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.