Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4626
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dc.contributor.advisorSeibert, Carla Simone-
dc.contributor.authorNeto, Derval Gomes Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-02-06T15:06:47Z-
dc.date.available2023-02-06T15:06:47Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationRIBEIRO NETO, Derval Gomes. Escorpiões: Um estudo de caso com estudantes do ensino fundamental em três escolas do município de Porto Nacional-TO. 2019. 33 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4626-
dc.description.abstractScientific knowledge about scorpions is not widespread, with popular knowledge predominating, which is disseminated mainly about accidents and their severity. Our culture reinforces this relationship, turning them into real villains, something that is reinforced in textbooks and scientific books, films and magazines. Thus, children are born immersed in a cultural and symbolic world, they do not qualify a world for "subjective syncretism". During this period of undifferentiation between the child and the human environment, his understanding of the functions of others, which will give shape and expression to his actions and movements. Thus, the concepts related to scorpions are also linked with what the students learned in the family environment. In this context, environmental education can help raise society's awareness of scorpions, demystifying the anthropocentric view in which the individual places himself above non-human animals and nature. Knowing the non-human animal in its habitat and respecting it as such can help in the preservation of scorpion species, as well as preventing accidents. To improve the relationship between humans and non-human animals, we developed a socio-environmental work with children from 11 to 12 years old, using workshops with the presentation of teaching materials about scorpions. It was an answer to two questions that are easy to interpret and answer. Intentional questions regarding dependency methodology-changes than can be considered with participants and relevant methodology-changes, can be said with relevant participants and methodology-changes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectTityus sppt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectRelação harmônicapt_BR
dc.titleEscorpiões: Um estudo de caso com estudantes do ensino fundamental em três escolas do município de Porto Nacional-TOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO conhecimento científico a respeito dos escorpiões é pouco difundido, predominando o conhecimento popular, que se dissemina principalmente sobre os acidentes e sua gravidade. A nossa cultura reforça esta relação, transformando-os em verdadeiros vilões, algo que é reforçado nos livros didáticos e científicos, filmes e revistas. Assim, as crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um "sincretismo subjetivo". Durante esse período, de completa indiferenciação entre a criança e o ambiente humano, sua compreensão dependerá dos outros, que darão às suas ações e movimentos, formato e expressão. Assim os conceitos relacionados aos escorpiões estão fortemente ligados também com o que os estudantes aprenderam no ambiente familiar. Neste contexto a educação ambiental pode ajudar na sensibilização da sociedade em relação aos escorpiões, desmistificando a visão antropocêntrica no qual o indivíduo se põe acima dos animais não humanos e da natureza. Conhecer o animal não humano em seu habitat e respeita-lo como tal, pode ajudar na preservação das espécies de escorpião, bem como prevenir acidentes. Para melhorar a relação entre ser humano e animais não humanos, desenvolvemos um trabalho socioambiental com crianças de 11 a 12 anos, realizando oficinas com apresentação de materiais didáticos sobre os escorpiões. Foi confeccionado um questionário contendo oito questões de fácil interpretação e resposta. As perguntas demonstraram valores significativos de dependência do pós teste em relação a oficina, sendo possível dizer que os sujeitos participantes possuem uma visão convencional acerca dos escorpiões, que pode ser modificada com uma interversão didático-metodológica intencional.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONALpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

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