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dc.contributor.advisorCosta, Aline Fagner de Carvalho e-
dc.contributor.authorRodrigues, Yuanne Moura Soares-
dc.date.accessioned2023-02-03T17:34:01Z-
dc.date.available2023-02-03T17:34:01Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationRodrigues, Yuanne Moura Soares. Do quilombo à universidade: políticas de acesso e permanência de quilombolas na UFT. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4597-
dc.description.abstractThis scientific study aims to identify the difficulties faced by quilombola students during the graduation process at the Federal University of Tocantins Campus of Arraias, since the prejudice against black people can be expressed in different ways, even in the face of academic/scientific spaces hindering access and permanence of these students, in which, most students of this college are black people and that a small part belongs to quilombola communities in the region. This study has a qualitative characteristic, in which the methodologies used were bibliographical research, documentary and field research, observation, interviews/questionnaires with open and closed questions. And for the theoretical foundation there was the dialogue between authors such as Furtado (2013), Valadão (2018), Sousa; Santos (2018), and among other authors. Thus, this paper presents the public and affirmative policies that have emerged over the years, which only came to happen belatedly, after the manifestations of the black movement in the country, since, today, remaining students from quilombola communities have the right to access and permanence in higher education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectLei de Cotaspt_BR
dc.subjectAcessopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.titleDo quilombo à universidade: políticas de acesso e permanência de quilombolas na UFTpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste estudo científico tem como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes quilombolas durante o processo de graduação na Universidade Federal do Tocantins Campus de Arraias, visto que o preconceito com os negros pode se expressar em diferentes formas, mesmo diante de espaços acadêmicos/científicos, dificultando o acesso e permanência destes estudantes. A maior parte dos estudantes da referida faculdade é de pessoas negras e uma pequena parte pertence a comunidades quilombolas da região. Este estudo tem metodologia qualiqualitativa, em que foram utilizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, de campo, observação, entrevistas/questionários com perguntas abertas e fechadas. E para a fundamentação teórica houve o diálogo entre autores como Furtado (2013), Valadão (2018), Sousa; Santos (2018), e entre outros. Sendo assim, este trabalho apresenta as políticas públicas e afirmativas que surgiram ao longo dos anos, que só vieram acontecer de forma tardia, após a manifestações do movimento negro no país, visto que, hoje estudantes remanescentes de comunidades quilombolas tem direito ao acesso e a permanência na educação superior.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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