Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Vilma Nunes da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, João Pedro Araújo de-
dc.date.accessioned2023-01-31T21:52:18Z-
dc.date.available2023-01-31T21:52:18Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Pedro Araújo de. O ensino e aprendizagem do gênero textual relato de leitura a partir do ciclo de aprendizagem baseado em gêneros da escola de Sydney. 41f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4585-
dc.description.abstractThis article presents a teaching and learning methodology focused on the contextualization of the textual genre reading report (RL), which was developed through an action research carried out within the scope of the Pedagogical Residency Program. And, from there, we describe how the process of construction of linguistic meanings occurs to materialize the language in the production of the textual genre. Which has articulated the teaching of genres based on stages and phases, systematized according to Systemic-Functional Linguistics. The research was carried out in a school context with students from the 3rd grade of high school, in which we analyzed the text produced by the participants in the joint construction, stage of the learning cycle based on genres of the read to learn program, emphasizing the communicative purpose of the genre, related to to the schematic structure, as well as to the linguistic characteristics. In this sense, we theoretically rely on Rose; Martin (2012) apud Muniz da Silva (2015), Muniz da Silva (2014) and Gouveia (2014), considering that they present several researches and reflections on the theme that this text seeks to discuss. So that it is possible to provide ways for the teaching and learning of the reading report genre to be carried out in a plausible way. As a result of the research, it was possible to perceive that the students were able to develop and improve the cognitive capacity with regard to the teaching and learning of the textual genre reading report, considering that the final product was carried out effectively, respecting the steps, phases and circumstances that materialize the use of language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectProdução de texto.pt_BR
dc.subjectEnsino.pt_BR
dc.subjectAprendizagem de gênero.pt_BR
dc.subjectCiclo de aprendizagem baseado em gêneros.pt_BR
dc.titleO ensino e aprendizagem do gênero textual relato de leitura a partir do ciclo de aprendizagem baseado em gêneros da escola de Sydney.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma metodologia de ensino e aprendizagem voltada para a contextualização do gênero textual relato de leitura (RL), a qual foi desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica. E, a partir dela descrevemos como ocorre o processo da construção de significados linguísticos para concretizar a materialização da língua na produção do gênero textual. Para isso, adota a proposta de ensino do programa Reading to Learn – ler para aprender – da Escola de Sydney, que tem articulado o ensino de gêneros a partir de etapas e fases, sistematizado de acordo com a Linguística Sistêmico-funcional. A pesquisa foi realizada em contexto escolar com alunos da 3ª série do Ensino Médio, na qual analisamos o texto produzido pelos participantes na construção conjunta, etapa do ciclo de aprendizagem baseado em gêneros do programa ler para aprender, enfatizando o propósito comunicativo do gênero, relacionado à estrutura esquemática, bem como, às características linguísticas. Nesse sentido, apoiamo-nos teoricamente em Rose; Martin (2012) apud Muniz da Silva (2015), Muniz da Silva (2014) e Gouveia (2014), tendo em vista que apresentam várias pesquisas e reflexões sobre a temática que este texto busca discutir. De modo que seja possível possibilitar caminhos para que se efetue de maneira plausível o ensino e aprendizagem do gênero relato de leitura. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que os alunos conseguiram desenvolver e aprimorar a capacidade cognitiva no que diz respeito ao ensino e aprendizagem do gênero textual relato de leitura, tendo em vista que o produto final foi realizado efetivamente, respeitando as etapas, fases e circunstâncias que concretizam o uso da linguagem.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PEDRO ARAÚJO DE OLIVEIRA - TCC - LETRAS.pdf909.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.