Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaiva, Joseilson de Alves-
dc.contributor.authorMoreira, Cleisiane Lopes Moreira-
dc.date.accessioned2023-01-31T20:45:15Z-
dc.date.available2023-01-31T20:45:15Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationMOREIRA, Cleisiane Lopes. Relato de caso - Realidade docente em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016. 2017. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4582-
dc.description.abstractThis paper describes a case report about teaching activities of multiseriate program, applied to students of Rural Area in Municipality of Novo Repartimento on state of Pará. Has objetive to describe how is reality of educational activity multisseriado and applied in the series of 1st to 5th and 6th and 7th year of elementary school. The work describ at difficulties and challenges find by teachers and students. The multi-seriado teaching developed brings to student more learning difficulties, since the teacher has as responsibility to teach in class to various series in the same room, and has work with the different levels of learning. The Teachers has responsible in addition to their classes, for doing school meals and cleaning at unit. The school structure was extremely precarious, the union community together with the teacher, maked to efforts for construction of a new school, improving the conditions of teaching learning of the school, bringing students a better school structure tand beter attendance conditions, consequently improving classes and teaching. Although there are many problems in this teaching process, the assisted community strives to keep it going, because ther'nt existen olther form to education in this region, thus demonstrating the fragility of basic education in our Country's Rural Zone.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectEnsino multisseriadopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectMultiseriate processpt_BR
dc.subjectRural education.pt_BR
dc.titleRelato de caso - Realidade docente em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de um relato de caso onde descreve as atividades de docência em modalidade de ensino multisseriado, aplicado aos alunos da Zona Rural do Município de Novo Repartimento no estado do Pará. Tem como objetivo descrever como foi a realidade desta atividade educacional multisseriada e aplicada nas serieis de 1o ao 5o e 6o e 7o ano do ensino fundamental. O trabalho destaca as dificuldades e desafios enfrentados por professores e alunos. O ensino multisseriado desenvolvido traz para o aluno dificuldades de aprendizagem, pois o docente tem como responsabilidade ministrar aula para várias turmas na mesma sala, trabalhando com os diferentes níveis de aprendizagem. Os professores além de ministras aulas, assumem também a reponsabilidade pela, merenda escolar e limpeza da unidade. As estruturas das escolas são extremamente precárias. Houve a necessidade da própria comunidade com união e perseverança junto com a docente, fazerem mutirões para a construção de uma nova unidade escolar menos precária, e então assim poder suprir a lotação dos alunos e melhorar as condições de atendimento e consequentemente melhorar aulas e o processo de ensino. Embora existam muitos problemas neste processo de ensino, a comunidade atendida se esforça e mantê-la funcionando, pois é a única forma de ensino da região, demonstrando assim a fragilidade do ensino básico na Zona Rural do nosso País.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLEISIANE LOPES MOREIRA - TCC - QUÍMICA.pdf650.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.