Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4578
Authors: Amorim, Calebe Carneiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Landim, Denise Silva Paes
Title: Um olhar crítico para a cultura do desinteresse nas aulas de língua inglesa.
Keywords: PIBID.;Cultura do Desinteresse.;Língua Franca.;Inglês.
Issue Date: 31-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AMORIM, Calebe Carneiro da Silva. Um olhar crítico para a cultura do desinteresse nas aulas de língua inglesa. 26f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda micro ações de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência núcleo inglês, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, cidade de Araguaína. Foram notados os desdobramentos de um fenômeno social compartilhado entre alunos de uma escola pública da periferia da cidade, sendo este um explícito desinteresse pela disciplina escolar de língua inglesa, denominado neste artigo como cultura do desinteresse. Atribuindo um ensino crítico de cunho educacional e aplicando em sala de aula o inglês como Língua Franca, em consciência da amplitude dos múltiplos aspectos e elementos por trás da cultura do desinteresse, buscou-se tentar reverter ou diminuir a questão do desinteresse dos alunos em relação a disciplina de língua inglesa. Analisando materiais do programa, como relatórios e atividades escolares, concluiu-se que a proposta do ensino crítico fez contribuições significativas, elevando o aprendizado e promovendo um maior engajamento dos alunos em atenção à língua inglesa.
Abstract: The present work deals with micro actions of participants of the Institutional Program of Initiation Scholarships for Teaching, English area, at the Federal University of North Tocantins, city of Araguaína. It was noticed developments of a social phenomenon shared among students of a public school on the outskirts of the city, which is an explicit lack of interest in the English language school subject, called in this article as a Culture of Disinterest. Attributing a critical teaching of an educational nature and applying English as a Lingua Franca in the classroom, in awareness of the amplitude of the multiple aspects and elements behind the culture of disinterest, we sought to try to reverse or reduce the issue of students' disinterest in relation to the English language discipline. Analyzing program materials, such as reports and school activities, it was concluded that the critical teaching proposal made significant contributions, increasing learning and promoting greater student engagement in attention to the English language.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4578
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CALEBE CARNEIRO DA SILVA AMORIM - TCC - LETRAS.pdf757.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.