Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4545
Authors: Aguiar, Elizane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Castiglioni, Ana Claudia
Title: A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários.
Keywords: Lexicografia.;Dicionário.;Sala de aula.;Ensino e Aprendizado.
Issue Date: 27-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AGUIAR,Elizane da Silva. A percepção dos professores de língua portuguesa do ensino fundamental II, sobre o uso de dicionários. 48f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo investigar e analisar a percepção de professores sobre o uso de dicionário nas aulas de Língua Portuguesa em duas escolas de Araguaína no Ensino Fundamental II. A presente pesquisa foi realizada na Escola Paroquial Luiz Augusto e Escola CAIC- Jorge Humberto Camargo. Contou-se com 10 professores de Língua Portuguesa para coleta de dados. Tal pesquisa é de natureza qualitativa, quantitativa e também bibliográfica. Para alcançar o referido objetivo, utilizamos como recurso metodológico de pesquisa, questionário obtido por meio do livro de Hernández (1989). Tivemos, como suporte teórico, instantes na temática do léxico como: Hernández (1989), (Welker 2006), (Krieger 2006), (Vázquez, 2010), (Isquerdo e Barros (2010), entre outros autores que estudam a respeito da Lexicografia. A análise dos dados mostrou-nos que os professores entrevistados possuem algum conhecimento em relação ao dicionário, os docentes sabem quão importante é esta ferramenta didática , porém 50% deles nos revelaram que não possuem algum conhecimento, no que diz respeito à Lexicografia. Dessa forma, o presente estudo ressalta a importância de explorar o uso do dicionário no Ensino Fundamental durante as aulas de Língua Portuguesa, um bom instrumento de reflexão que deve ser utilizado no processo de ensino e de aprendizagem do aluno.
Abstract: The present work had as main objective to investigate and analyze the use of dictionary in the classes of Portuguese Language of Elementary Education in two schools of Araguaína. This research was carried out at Luiz Augusto Parish School and CAIC School - Jorge Humberto Camargo. There were 10 Portuguese language teachers for data collection. Such research is qualitative, quantitative and also bibliographic nature. To reach this goal, we used as a methodological research resource, a questionnaire obtained through the book by Hernández (1989). We have as theoretical support authors based on studies in relation to the lexicon as: Hernández (1989), (Welker 2006), (Krieger 2006), (Vázquez, 2010), (Isquerdo and Barros (2010), among other authors who study Lexicography.The analysis of the data showed that the teachers interviewed have some knowledge regarding the dictionary; the teachers know how important this didactic tool is.However 50% of them have revealed that they have no knowledge of Lexicography.In this way, the present study emphasizes the importance of exploring the use of the dictionary in Elementary School during Portuguese Language classes, a good reflection tool that should be used in the student teaching and learning process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4545
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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