Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4542
Authors: DIAS, JOSÉLIA MARINHO
metadata.dc.contributor.advisor: Lucena, Joana Marcela Sales de
Title: Correlação entre coordenação motora e idade de pré-escolares do município de Tocantinópolis/TO
Keywords: Coordenação motora;Pré-escolares;Desenvolvimento motor;Motor coordination;Preschoolers;Motor development
Issue Date: 25-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Josélia Marinho Dias. Correlação entre coordenação motora e idade de pré-escolares do município de Tocantinópolis/TO. 53 f. 2022. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Analisar o desenvolvimento da coordenação motora grossa, a partir das baterias de teste PROESP-Br e BPM, de crianças em idade pré-escolar, de uma escola de Tocantinópolis/TO/Brasil. Métodos: Pesquisa quantitativa transversal, realizada em uma pré-escola da cidade de Tocantinópolis-TO. Foram utilizadas as baterias de teste Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br) e Bateria Psicomotora (BPM). A bateria de testes da PROESP-BR foi utilizada para avaliar as variáveis: Índice de Massa Corporal (IMC), força de membros superiores (FMS), força de membros inferiores (FMI) e flexibilidade. A BPM foi utilizada para avaliar as habilidades: Equilibração, lateralização e praxia global, posteriormente classificadas em perfil hiperpráxico, eupráxico, dispráxico e apráxico. Resultados: Participaram do estudo 18 crianças com idade média de cinco anos (DP = 0,62). A força média de membros inferiores foi de 133 cm, 108 cm para a força de membros superiores e 72 cm para flexibilidade. Pela avaliação da BPM, mais de 50% das crianças tinha perfil hiperpráxico nos itens imobilidade, apoio retilíneo dos pés, equilíbrio dinâmico e lateralização pedal; Perfil eupráxico nos itens coordenação óculo pedal, Lateralização manual e Lateralização ocular; Perfil dispráxico nos itens Coordenação óculo manual, dissociação de membros superiores/inferiores e agilidade; E, por último, o perfil apráxico esteve mais prevalente na variável equilíbrio estático. Conclusão: A amostra apresentou níveis adequados de coordenação motora grossa em algumas atividades analisadas, mas em contrapartida, as habilidades Coordenação óculo manual, dissociação de membros superiores/inferiores e agilidade e equilíbrio estático tiveram resultados negativos, indicando que essas capacidades precisam ser desenvolvidas.
Abstract: Objective: To analyze the development of gross motor coordination, from the PROESP-Br and BPM test batteries, in preschool children, from a school in Tocantinópolis/TO/Brazil. Methods: Cross-sectional quantitative research, carried out in a preschool in the city of Tocantinópolis-TO. Test batteries Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br) and Battery Psychomotor (BPM) were used. The PROESP-BR test battery was used to evaluate the variables: Body Mass Index (BMI), upper limb strength (FMS), lower limb strength (IMF) and flexibility. BPM was used to assess the skills: Balance, lateralization and global praxis, later classified into hyperpyrexic, eupraxic, dyspraxic and apraxic profiles. Results: The study included 18 children with a mean age of five years (SD = 0.62). The mean lower limb strength was 133 cm, 108 cm for upper limb strength and 72 cm for flexibility. By evaluating the BPM, more than 50% of the children had a hyperpyrexic profile in the items immobility, straight foot support, dynamic balance and pedal lateralization; Eupraxic profile in the items oculopedal coordination, manual lateralization and ocular lateralization; Dyspraxic profile in the items Hand-eye coordination, upper/lower limb dissociation and agility; And finally, the apraxic profile was more prevalent in the static balance variable. Conclusion: The sample showed adequate levels of gross motor coordination in some of the analyzed activities, but on the other hand, the skills Hand eye coordination, upper/lower limb dissociation and agility and static balance had negative results, indicating that these skills need to be developed.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4542
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo TCC - Josélia Dias .docx (1).pdf5.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.