Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4447
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dc.contributor.advisorOliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de-
dc.contributor.authorRocha, Dayane Carneiro-
dc.date.accessioned2022-12-06T20:59:42Z-
dc.date.available2022-12-06T20:59:42Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationROCHA,Dayane Carneiro. O subjuntivo: usos e normas. 51f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4447-
dc.description.abstractThis project aims to analyze the way in which the normative and pedagogical grammars conceptualize the way, the time and the subjunctive characteristics (connective), so that their findings can provide a more accurate view of the Portuguese language with regard to this feature of the verb. Therefore, we are based in normative grammars Rocha Lima, Bechara, Cipro Neto, Cegalla, André, Pimentel, Reis, Luft and Nicola & Infante, and in pedagogical grammars of MouraNeves, Perini, Bagno and Castilho. We also have in this work as theoretical framework, the contributions of the normativity of Wittgenstein, who worked in the field of philosophy of language, saying that every language has a pattern, even having many variants; and that this pattern, this set of rules need to be learned so that the child can build their linguistically ostentations, their concepts, their volitions and their affections.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectGramática Prescritiva.pt_BR
dc.subjectModo Subjuntivo.pt_BR
dc.subjectNormatividade.pt_BR
dc.titleO subjuntivo: usos e normas.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste projeto tem como objetivo analisar a forma com a qual as gramáticas normativas e pedagógicas conceituam o modo, o tempo e as características do subjuntivo (conjuntivo), para que suas conclusões possam propiciar uma visão mais precisa sobre o ensino da língua portuguesa no tocante a essa feição do verbo. Para tanto, embasamo-nos nas gramáticas normativas de Rocha Lima, Bechara, Cipro Neto, Cegalla, André, Pimentel, Reis, Luft e Nicola & Infante, e nas gramáticas pedagógicas de Moura Neves, Perini, Bagno e Castilho. Temos, ainda, neste trabalho, como arcabouço teórico, as contribuições sobre a normatividade de Wittgenstein, que trabalhou no campo da filosofia da linguagem, afirmando que toda linguagem apresenta um padrão, mesmo possuindo muitas variantes; e que esse padrão, esse conjunto de regras, precisa ser aprendido para que a criança possa construir linguisticamente as suas ostensões, os seus conceitos, as suas volições e os seus afetos.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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