Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4437
Authors: Silva, Sheila Feitosa
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Vilma Nunes da Silva
Title: A literatura está em todo lugar: impactos do projeto de extensao colmeia literária na formação de professores em pré-serviço.
Keywords: Extensão universitária.;Círculo de leitura.;Professores em formação.
Issue Date: 2-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA,Sheila Feitosa. A literatura está em todo lugar: impactos do projeto de extensao colmeia literária na formação de professores em pré-serviço. 72f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho analisamos as narrativas de quinze professores em formação, todos estes, participantes de um projeto de extensão, denominado Colméia Literária. Esse projeto foi delimitado de modo a proporcionar a leitura literária de forma acessível nos diversos ambientes e para os diversos públicos em que era direcionado, bem como também proporcionar uma experiência inovadora de contato com a leitura e a mediação dos círculos literários, de forma crítico reflexiva promovendo a autonomia. Para tanto, estruturamos um questionário direcionado aos acadêmicos participantes, composto por quatro perguntas livres. Através destas perguntas evidenciamos a presença da relação teoria e prática, a presença de novas experiências e os resultados das atividades do projeto. Sendo assim, neste trabalho analisamos cada uma desses relatos, aqui, devidamente estruturados e delimitados como recortes discursivos, de moto a buscar em cada um deles, regularidades e elementos que evidenciem quaisquer destas contribuições, ou outras declaradas pelos próprios participantes. Consideramos o contexto em que estava inserindo cada informante, ou seja, o local de realização de seu círculo de leitura e o público com que tinha contado, pois estes fatores são determinantes para a compreensão de como esses acadêmicos se articulavam e promoviam a mediação. Considerar esses fatores foram importantes também para compreender a capacidade destes acadêmicos de perceber a influência de elementos históricos e sociais como determinantes para o acesso a literatura e o cultivo do hábito da leitura. E somente, de posse de tais informações, discutir criticamente o impacto deste projeto de extensão na formação destes professores. Durante a análise, promovemos discussões subsidiadas por teóricos diversos, todas essas discussões voltadas ao ensino da literatura e para a formação do professor. Para compormos o trabalho de modo que leitor compreendesse todas as nuances que estão envolvidas o título deste trabalho, fizemos uma breve discussão e apresentação também da extensão universitária, de acordo com os princípios e normas estabelecidos pelo FORPROEX (1987; 2012), e do próprio projeto literário, cuja discussão foi conduzida principalmente por Cosson (2009; 2014).
Abstract: In this work we analyze the narratives of fifteen teachers in training, all of them, participants in an extension project, named Colmeia Literária. This project was delimited to provide literary reading in an accessible way and for the different audiences that it was directed, as well as to provide an innovative contact experience with reading and mediation of literary circles, in a reflexively critical way promoting autonomy. To this end, we structured a questionnaire directed to participating academics, consisting of four free questions. Through these questions was evidenced the presence of a relationship between theory and practice, the presence of new experiences and the results of the project activities. Therefore, in this work we analyze each one of these reports, here, properly structured and delimited as discursive clippings, to search in each one of them, regularities and elements that evidence any of these contributions, or others declared by the participants themselves. We considered the context in which each informant was inserted, that is, the place where his reading circle was held and the audience he had counted on, cause these factors are decisive for the understanding of how these academics articulated and promoted mediation. Considering these factors was also important to understand the capacity of these students to perceive the influence of historical and social elements as determinants for access to literature and the cultivation of the reading habit. And only, in possession of such information, to critically discuss the impact of this extension project on the process of training in these teachers. During the analysis, we promoted discussions supported by different theorists, all these discussions focused on teaching literature and teacher training. To compose the work so that the reader understands all the nuances involved in the title of this work, we made a brief discussion and presentation also of the university extension, according to the principles and norms established by FORPROEX, and by the literary project itself, whose discussion was mainly conducted by Cosson (2009; 2014).
URI: http://hdl.handle.net/11612/4437
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHEILA FEITOSA SILVA - TCC - LETRAS.pdf809.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.