Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4428
Authors: Matos, Maria das Graças Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Castiglioni, Ana Claudia
Title: Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
Keywords: Leitura.;Importância da leitura.;Perfil do leitor.
Issue Date: 29-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MATOS, Maria das Graças Ferreira de. Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. 36f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica relacionada à da importância do aprendizado da leitura e do ato de ler, bem como de sua contribuição para o desenvolvimento intelectual e social do sujeito, abordando possíveis problemáticas que faz com que o sujeito perca o interesse pela leitura. Este artigo tem o objetivo de apresentar, também, uma breve análise sobre o perfil de leitor dos acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Unidade Cimba. Para tanto, este artigo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008) e Silva (2016), cada autor oportuniza-nos a construção de apontamentos relevantes sobre o processo de desenvolvimento no aprendizado da leitura. Na breve análise do perfil de leitor dos universitários do curso de Letras, foi possível fazer uma comparação dos perfis entre os alunos de períodos diferentes. De acordo com as leituras bibliográficas e aplicação do questionário, observou-se que os perfis dos acadêmicos de letras vão se modificando com passar dos períodos, os níveis de leituras se elevam.
Abstract: This article aims to present a literature review related to the importance of learning to read and the act of reading, as will as its contribution to the intellectual and social development of the subject, addressing possible issues that make the subject lose interest in reading. This article also aims to present a brief analysis of the reader profile of the academics of the Letters course at the Federal University of Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Cimba Unit. Therefore, this article was supported by some theorists, among them, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008), and Silva (2016), each author allows us to build relevant notes on the development process in learning to read. In the brief analysis of the reader profile of university students in the Literature course, it was possible to compare the profiles between students from different periods. According to the bibliographic readings and the application of the questionnaire, it was observed that the profiles of academics of letters change as the periods go by, the reading levels rise.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4428
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA DE MATOS - TCC - LETRAS.pdf500.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.