Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4423
Authors: Santos, Katiúce Miranda
metadata.dc.contributor.advisor: Júnior, Carlos Borges da Silva
Title: O uso do gênero tirinhas em quadrinhos como recurso metodológico para o ensino de língua portuguesa.
Keywords: Histórias em quadrinhos.;Ensino.;Língua portuguesa.;Proposta metodológica.
Issue Date: 28-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS,Katiúce Miranda. O uso do gênero tirinhas em quadrinhos como recurso metodológico para o ensino de língua portuguesa. 82f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa o gênero tiras em quadrinhos, publicados no Jornal do Tocantins, com o objetivo de construir uma proposta pedagógica para o ensino de língua portuguesa para turmas do ensino fundamental. A proposta é de cunho bibliográfico e tem teve como base teórica os estudos teóricos Bakhtin (1997) e Mascuschi (2011) sobre os gêneros do discurso, enquanto praticas sociais de estudo da linguagem. A abordagem também se sustenta nos apontamentos de Will Eisner (1989) sobre a forma constitucional dos quadrinhos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, selecionou-se 52 histórias em quadrinhos pela periodicidade de trinta dias de circulação, compondo o material empírico a ser utilizado para análise e produção da proposta pedagógica de ensino de língua portuguesa, e esta, por sua vez, segue os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando os eixos de leitura, oralidade, produção textual e análise linguística/semiótica.
Abstract: This work analyzes the comic strip genre, published in the Jornal do Tocantins, with the objective of building a pedagogical proposal for the teaching of Portuguese language for elementary school classes. The proposal is of a bibliographic nature and was based on theoretical studies Bakhtin (1997) and Mascuschi (2011) on discourse genres, while social practices of language study. The approach is also supported by Will Eisner's (1989) notes on the constitutional form of comics. For the development of this research, 52 comic strips were selected for the period of thirty days of circulation, composing the empirical material a being used for analysis and the pedagogical proposal of teaching Portuguese language, and this, in turn, follows the fundamentals of the National Common Curricular Base (BNCC), considering the axes of reading, orality, textual production and linguistic / semiotic analysis.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4423
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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