Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4381
Authors: Rocha, Rosinete Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Luana Mara
Title: A noção de arte camponesa presente nas obras de Portinari
Keywords: Pesquisa bibliográfica;Cândido Portinari;Educação do Campo;Arte Camponesa;Bibliographic research;Cândido Portinari;Rural Education;Peasant Art
Issue Date: 8-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Rosinete Gomes da Rocha. A noção de arte camponesa presente nas obras de Portinari. 2019. 35 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma reflexão sobre a noção de Arte Camponesa presente nas obras de Portinari e tem por objetivo principal analisar as obras escolhidas que são: Retirantes (1944), Café (1935), Lavrador de Café (1934) e Mestiço (1935). Para tal, fiz uma pesquisa bibliográfica com o intuito de formular o problema de pesquisa sobre o que venha a ser “Arte Camponesa”, seguindo um cronograma, pois organizar o tempo de estudo é importante na formulação do problema de pesquisa bibliográfica, sem se esquecer da coleta de dados, pois é através dela que se consegui a organização do material de estudo necessário para a análise, usando uma linguagem objetiva, clara e compreensível. Para chegar a esse conceito, estudei primeiramente os conceitos de arte e cultura camponesa. Após a escolha dessas cinco obras de Cândido Portinari, realizei as análises das mesmas. Pesquisar este pintor me motivou muito a não desistir e seguir em frente com a minha pesquisa, pois me deslumbrei com a preocupação que Portinari tinha com a classe trabalhadora, menos favorecida, e como ele dava ênfase às características artísticas do afro-brasileiro. O resultado desse estudo envolveu leituras sobre o tema. Por fim fez-se necessário uma análise das quatro obras escolhidas de Portinari através de uma pesquisa documental. Diante da pesquisa desenvolvida pude perceber que as obras analisadas podem ser consideradas Arte Camponesa.
Abstract: This course conclusion work (TCC) is a reflection on the notion of Peasant Art present in Portinari's works and its main objective is to analyze the chosen works which are: Retirantes (1944), Café (1935), Lavrador de Café (1934) ) and Mestiço (1935). To this end, I did a bibliographic search in order to formulate the research problem on what may be “Peasant Art”, follow the schedule, as organizing the study time is important in formulating the bibliographic research problem, without forgetting of data collection, because it is through it that we have managed to organize the study material necessary for the analysis, using an objective, clear and understandable language. To arrive at this concept, I first studied the concepts of art and peasant culture. After choosing these five works by Cândido Portinari, I carried out their analysis. Researching this painter motivated me a lot to not give up and move on with my research, as I was dazzled by the concern that Portinari had with the working class, less favored, and how he emphasized the artistic characteristics of Afro-Brazilian. The result of this study involved readings on the topic. Finally, it was necessary to analyze the four selected works by Portinari through documentary research. In view of the research developed, I realized that the analyzed works can be considered Peasant Art.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4381
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão final TCC Rosinete (1).pdf826.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.