Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4380
Authors: Lustosa, Nathalia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Rezende, Janaína Ribeiro de
Title: Oficinas de experimentação, leitura e escrita: uma atividade social em meio à pandemia
Keywords: Experimentação;Leitura;Escrita;Intersubjetividade;Partilha de Saberes;Experimentation;Reading;Writing;Intersubjectivity;Knowledge Sharing
Issue Date: 11-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Nathalia dos Santos Lustosa. Oficinas de experimentação, leitura e escrita: uma atividade social em meio à pandemia. 2022 67 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz como elemento central de reflexão a experimentação como recurso pedagógico, a partir das oficinas de leitura e escrita em que fui participante, que ocorreram em meio à pandemia de Covid-19. A discussão do tema vem da necessidade de compreender a experimentação como metodologia dos oito ciclos de oficinas de leitura e escrita, organizados pelos professores Felipe Ferreira Joaquim e Rafael Caetano do Nascimento, por meio de cursos de extensão da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Dessa maneira, pretendemos entender como desenvolver e executar a experimentação como recurso pedagógico, de modo a garantir um melhor desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem, além de estimular a leitura e a escrita, respeitando as individualidades de cada sujeito. Metodologicamente o trabalho está pautado na realização de uma pesquisa narrativa, com base nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. O ponto de partida da pesquisa foram as experiências, vividas e contadas na minha participação em oito ciclos de oficinas. A partir delas, busquei subsidiar as reflexões por meio de livros e artigos que abordam a temática experimentação, palavra, leitura e escrita, observando aspectos que possibilitem a discussão do tema proposto, a exemplos dos estudos de Larrosa (2002) e Freire (1989). Além disso, foi possível registrar a realização dos ciclos de oficinas e refletir sobre eles por meio do estudo dos cadernos das oficinas, produzidos pelos participantes de cada ciclo. Assim, identificamos que a experimentação pode ser usada como uma metodologia de ensino, a fim de desenvolver diferentes dimensões da vida e valorizar as vivências e trajetórias de cada pessoa no processo educativo. Dessa forma, destaco que a realização das oficinas durante o período da pandemia foi uma maneira de proporcionar o prazer da leitura e da escrita, além do compartilhamento de conhecimento.
Abstract: The present work brings as a central element of reflection the experimentation as a pedagogical resource, from the reading and writing workshops in which I participated, which took place in the midst of the Covid-19 pandemic. The discussion of the theme comes from the need to understand experimentation as a methodology of the eight cycles of reading and writing workshops, organized by professors Felipe Ferreira Joaquim and Rafael Caetano do Nascimento, through extension courses at the Federal University of Tocantins - UFT. In this way, we intend to understand how to develop and execute experimentation as a pedagogical resource, in order to guarantee a better development in the teaching-learning process, in addition to stimulating reading and writing, respecting the individualities of each subject. Methodologically, the work is guided by carrying out a narrative research, based on bibliographic and documental research procedures. The starting point of the research was the experiences, lived and told in my participation in eight cycles of workshops. From them, I sought to subsidize the reflections through books and articles that address the theme of experimentation, words, reading and writing, observing aspects that allow the discussion of the proposed theme, as in the studies of Larrosa (2002) and Freire (1989) . In addition, it was possible to record the realization of the workshop cycles and reflect on them through the study of the workshop notebooks, produced by the participants of each cycle. Thus, we identified that experimentation can be used as a teaching methodology, in order to develop different dimensions of life and value the experiences and trajectories of each person in the educational process. In this way, I emphasize that holding the workshops during the pandemic period was a way to provide the pleasure of reading and writing, in addition to sharing knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4380
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Nathalia (1).pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.