Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4378
Authors: Sousa, Angela Jardim de
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Janete Silva
Title: Sentidos sobre o termo “tradicional” na escrita do relatório de estágio I de língua portuguesa.
Keywords: Ensino Tradicional.;Linguagem em LA.;Relatório de Estágio.
Issue Date: 10-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA,Angela Jardim de. Sentidos sobre o termo “tradicional” na escrita do relatório de estágio I de língua portuguesa. 41f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho reflete sobre os efeitos de sentidos sobre o termo “tradicional”, e seus derivados, presente no relatório de estágio supervisionado, tendo, assim, como objetivo central identificar quais referências são acionadas ao se caracterizar como “tradicionais” práticas descritas na escrita do Relatório de Estágio I, verificando a que aspectos essas menções são atribuídas. Realizamos uma pesquisa documental de viés qualitativo, fazendo uma análise descritiva de recortes aqui selecionados, fundamentada por estudos feitos no campo da Linguística Aplicada Interpretativista, cujo foco são problemas reais de linguagem situados, seja no âmbito do ensino/escolar, seja fora dele. Desse modo, problematizamos as formas tradicionais de conhecimento. Para tanto, trabalhamos com o questionamento: Que noções sobre o termo tradicional são pontuadas pelos discentes nos relatórios analisados? De acordo com as análises dos excertos dos relatórios consultados, destacam-se o uso excessivo da escrita no quadro, o uso excessivo e exclusivo do livro didático, sem nenhum outro aparato, além de problemas interacionais entre aluno e professor, como o autoritarismo, e ainda aparecem menções à construção de identidade dos professores, bem como à formação inicial e continuada desses docentes. Através da escrita do RES, identificamos várias referências atribuídas ao termo tradicional, como também identificamos vários outros aspectos a estas relacionados, como históricos, culturais, políticos, etc., que demandam um olhar mais apurado sobre a questão.
Abstract: This work reflects on the effects of meanings on the term “traditional”, and its derivatives present in a supervised internship report. Having the central objective of identifying which references are triggered, when characterized as “traditional” practices are described in the writing of the Internship Report I, verifying to which aspects these mentions are attributed. We conducted a documentary research with a qualitative bias, making a descriptive analysis of the cuttings selected here, based on studies carried out in the field of Applied Interpretativistic Linguistics, whose focus is on real language problems located, whether in the context of teaching / school, or outside it. In this way, we problematize the traditional forms of knowledge. For that, we worked with the question: What notions about the traditional term do the students in the analyzed reports punctuate? According to the analysis of the excerpts, from the reports consulted, some aspects were found out: as the excessive use of writing on the board stands out; the excessive and exclusive use of the textbook, without any other apparatus; the interactional problems between student and teacher, such as authoritarianism; the references to the construction of the teachers' identity; as well as the initial and continuing training of these teachers. Through the writing of the reports, we identified several references attributed to the traditional term, as well as we identified several other aspects related to them, such as historical, cultural, political, etc., which demand a more refined look at the issue.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4378
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGELA JARDIM DE SOUSA-TCC-LETRAS.pdf718.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.