Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4375
Authors: Nascimento Junior, José Alves Nunes do
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Bertone de Oliveira
Title: O patrimônio arqueológico de Lajeado - TO: Uma abordagem nas aulas de História
Keywords: Ensino de História. Pré-História. Patrimônio Arqueológico. Educação Patrimonial.
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: NASCIMENTO JUNIOR, José Alves Nunes do. O patrimônio arqueológico de Lajeado - TO: Uma abordagem nas aulas de História. 2022.102f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em ensino de História, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como tema o uso do Patrimônio Arqueológico nas Aulas de História. Buscou-se com este trabalho apresentar como os registros arqueológicos encontrados no município de Lajeado, estado do Tocantins, podem contribuir para as aulas de História da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro. O objetivo foi demonstrar a viabilidade de trabalhar o Patrimônio Arqueológico de Lajeado através da Educação Patrimonial. Para este trabalho, foram usadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa iconográfica. Nesse sentido, foi possível demonstrar a possibilidade de usar formas inovadoras para despertar o interesse do estudante por temáticas como a Pré-História. Para tanto, a partir dos resultados desta dissertação de mestrado, foi proposta a criação de um Painel Digital de Imagens na rede social Instagram, administrada pelos próprios estudantes, e que servirá para compartilhar experiências vividas pelo contato com o Patrimônio Arqueológico de Lajeado. Esse produto didático-pedagógico alinha-se com a proposta de Educação Patrimonial, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História.
Abstract: This dissertation has as its theme the use of Archaeological Heritage in History Classes. The aim of this work was to present how the archaeological records found in the municipality of Lajeado, State of Tocantins, can contribute to the History classes at Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro. The objective was to demonstrate the feasibility of working the Archaeological Heritage of Lajeado through Heritage Education. For this work, the methodology of bibliographic research, documental research and iconographic research was used. In this sense, it was possible to demonstrate the possibility of using innovative ways to arouse student interest in topics such as Prehistory. Therefore, based on the results of this master's thesis, it was proposed to create a Digital Image Panel on the social network Instagram, managed by the students themselves, and which will serve to share experiences lived through contact with the Archaeological Heritage of Lajeado. This didactic-pedagogical product is in line with the Heritage Education proposal, and helps in the teaching/learning process in History classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4375
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto dissertação Final.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.