Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4345
Authors: Albuquerque, Mariana Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Karylleila dos Santos
Title: Toponímia em Libras: Descrição e análise dos sinais das escolas de Araguaína - TO
Keywords: Onomástica. Toponímia. Nomes de escolas de Araguaína
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: ALBUQUERQUE, Mariana Ferreira. Toponímia em Libras: Descrição e análise dos sinais das escolas de Araguaína - TO. 2021.99f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissoional em Letras, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Nossa pesquisa tem como objetivo estudar os sinais toponímicos das escolas públicas municipais, estaduais e privadas, do município de Araguaína, sob o viés dos estudos de Toponímia, cuja área faz parte da Onomástica, que estuda os nomes próprios. Para isso, fizemos o levantamento do corpus em dezenove escolas do Ensino Fundamental e Médio, verificando as motivações toponímicas de cada nome, com base em documentos coletados junto às secretarias das escolas. Todas as informações foram registradas por meio de fichas lexicográfico-toponímicas, que constam no apêndix de nossa pesquisa. Desse modo, por meio da observação e descrição dos dados, identificamos as especificidades dos topônimos, para que fosse feita a análise de base qualitativa, para as categorias dos nomes de acordo com os trabalhos dos seguintes teóricos, Dick (1990, 1998), Seabra (2006), Souza Júnior (2012), Sousa Martins (2017), Siqueira (2011), Faggion, Misturini e Dal Pizzol (2013) dentre outros. Nossa pesquisa identificou que os nomes das escolas de Araguaína podem ser resultados de indicação política, motivos religiosos ou solicitação da própria comunidade, embora saibamos que a manutenção ou não de um topônimo pode ser também determinada pelos sentidos que a população estabelece sobre ele. Por fim, acreditamos que nossa pesquisa trará uma contribuição para os estudos toponímicos no município de Araguaína, especialmente, para educação escolar dos surdos, bem como da comunidade surda da região Norte do Tocantins.
Abstract: Our research aims to study the toponymic signs of public, state and private schools in the city of Araguaína, under the perspective of Toponymy studies, whose area is part of Onomastic, which studies proper names. For this, we carried out a survey of the corpus in nineteen elementary and high schools, verifying the toponymic motivations of each name, based on documents collected from the school secretariats. All information was recorded using lexicographic-toponymic forms, which are included in the appendix of our research. Thus, through the observation and description of the data, we identified the specificities of the toponyms, so that a qualitative analysis could be carried out for the categories of names according to the work of the following theorists, Dick (1990, 1998), Seabra (2006), Souza Júnior (2012), Sousa Martins (2017), Siqueira (2011), Faggion, Misturini and Dal Pizzol (2013) among others. Our research identified that the names of schools in Araguaína may be the result of political indication, religious reasons or a request from the community itself, although we know that the maintenance or not of a toponym can also be determined by the meanings that the population establishes about it. Finally, we believe that our research will bring a contribution to toponymic studies in the city of Araguaína, especially for school education for the deaf, as well as for the deaf community in the northern region of Tocantins.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4345
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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