Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4336
Authors: Nascimento, Diego Ebling do
metadata.dc.contributor.advisor: Richter, Sandra Regina Simonis
Title: Educação, dança e trans-formações: uma fenomenologia performativa do professor-artista-pesquisador
Keywords: Formação; Dança-Educação; Corpo; Linguagem; Performance; Training; Dance-Education; Performance; Body; Language
Issue Date: 21-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal de Santa Cruz do Sul
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação
Citation: NASCIMENTO, Diego Ebling do. Educação, dança e trans-formações: uma fenomenologia performativa do professor-artista-pesquisador. 2022. 97 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Santa Cruz do Sul, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese compreende o fenômeno da dança a partir dos estudos da dimensão poética da linguagem no campo da educação e tem por objetivo estudar e refletir a singularidade de um processo formativo em dança para interrogar a especificidade do corpo em movimento poético na formação docente. A intenção é garimpar movimentos charneiras no percurso vivido como professor-artista- pesquisador em dança desde uma abordagem fenomenológica performativa do gesto poético de produção de sentidos sensíveis. É na intensa relação entre dançar e escrever que rememoro e performo minhas experiências de formação em dança-educação ao narrar/dançar os movimentos charneiras que me constituíram – e vem me constituindo – como professor-artista-pesquisador. A escrita-dança propõe considerar experiência charneira como uma experiência sempre inacabada que promove abertura para outras experiências ao transformar e densificar a escuta, a presença, a percepção e o movimento do corpo no e com o mundo. A dimensão poética da linguagem tece a relação entre artes, pesquisa e docência com a intencionalidade de romper com a lógica que nega o corpo em sua potência imagética de produção de sentidos. A composição e produção da videoperformance “Trans-formações: entre o mar e o mangue encontrei o rio” é parte integrante da escrita da tese ao articular uma investigação performática nas cidades que habitei e que constituíram movimentos charneiras em meu percurso. A escrita-dança apresenta reflexões em torno do encontro entre artes e educação desde experiências formativas na educação física, na dança e na educação superior através de uma relação poética entre o mar e o mangue. Para a videoperformance foi realizada uma preparação corporal específica pautada principalmente em improvisações. Se a performance artística apresenta uma narrativa dos espaços de formação que fizeram parte do meu vivido, foi a simultaneidade do encontro entre a pós-graduação em Educação e a graduação em Dança que permitiu assumir a opção pela fenomenologia performativa como potente abordagem na pesquisa educacional. Uma abordagem que permitiu reunir as experiências de dançar à de estar sendo professor e pesquisador e promoveu abertura a outras interrogações que apontam, aquém e além do gesto de dançar, a densidade do encontro entre educação e artes tecido pela dimensão poética de linguagem.
Abstract: This thesis understands the phenomenon of dance stemming from the studies of the poetic dimension of language in the field of education and aims to study and reflect on the uniqueness of a formative process in dance to question the specificity of the body in poetic movement in teacher training. The intention is to search for hinge movements in the path of a teacher-artist-researcher-in-dance’s life, from a performative phenomenological approach to the poetic gesture of production of sensitive meanings. It is in the intense relationship between dancing and writing that I recall and perform my training experiences in dance-education by narrating/dancing the hinge movements that have constituted – and continue constituting – me as a teacher-artist-researcher. Writing-dance proposes to consider a hinge experience as an experience that is always unfinished; that promotes openness to other experiences by transforming and densifying listening, presence, perception and movement of the body with and within the world. The poetic dimension of language weaves the relationship between arts, research and teaching with the intention of breaking with the logic that inhibits the body from producing meaning through its imagery power. The composition and production of the video-performance “Trans-formations: between the sea and the mangrove I found the river” is an integral part of the writing of the thesis by articulating a performative investigation in the cities I inhabited and which constituted hinge movements in my existence. The dance-writing presents reflections on the encounter between arts and education from formative experiences in physical education, dance and higher education through a poetic relationship between the sea and the mangrove. For the video performance, a specific body preparation was carried out, mainly based on improvisations. Providing that artistic performance presents a narrative of the training spaces that were part of my experience, it was the simultaneity of the intersection between the postgraduate degree in Education and the graduation in Dance that allowed me to assume the option for performative phenomenology as a powerful approach in educational research. An approach that allowed joining the experiences of dancing to that of being a teacher and researcher and promoted openness to other questions that point, above and beyond the gesture of dancing, the density of the encounter between education and the arts woven by the poetic dimension of language.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4336
Appears in Collections:Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego Ebling do Nascimento - Tese.pdf4.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.