Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4335
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dc.contributor.advisorFreire, José Carlos Silveira-
dc.contributor.authorSilveira, Eliziane de Paula-
dc.date.accessioned2022-11-03T17:35:14Z-
dc.date.available2022-11-03T17:35:14Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Eliziane de Paula. Projeto de vida e protagonismo juvenil como componente curricular do ensino médio do estado do Tocantins: limites e possibilidades. 2022. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4335-
dc.description.abstractThis paper talks about “Life Project and Youth Protagonism” as a curricular component in the reform of High School in the State Department of Education of Tocantins. The discussion is essentially about the controversies involving this theme as a curricular component. The objective of this work was to get know the limitations and possibilities of “Life Project and Youth Protagonism” as a curricular component. The investigation was based on the concept of autonomy as a socio historical praxis based on the authors Marx, Gramsci, Saviane, Libaneo, Freire . The methodological procedures adopted were bibliographic and documental research. The investigation showed that the “Life Project and Youth Protagonism” is characterized as a transversal theme reasoned in the BNCC and not as a curricular component. Therefore, it is recommended that SEDUC review this decision and adopt the theme into the scope of integrative projects in the areas of knowledge in the perspective of emancipation and social individual autonomy.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino Médio; Projeto de Vida; Protagonismo Juvenil; Currículo; High school; Life Project; Youth Protagonism; Curriculumpt_BR
dc.titleProjeto de vida e protagonismo juvenil como componente curricular do ensino médio do estado do Tocantins: limites e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tratou do Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil como componente curricular na reforma do Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins. Problematiza a pertinência desse tema a ser tratado como componente curricular. O objetivo deste trabalho foi conhecer os limites e possibilidades do Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil como componente curricular. A investigação Fundamenta-se na concepção de autonomia como práxis socio-histórica baseado nos autores Marx, Gramsci, Saviane, Libaneo, Freire. Os procedimentos metodológicos adotados foram à pesquisa bibliográfica e documental. A investigação demonstrou que o Projeto de Vida e o Protagonismo Juvenil se caracteriza como um tema transversal fundamentado na BNCC e não como componente curricular. Recomenda-se que a Secretaria Estadual da Educação-Seduc reveja tal decisão e recoloque a temática no âmbito de projetos integradores nas áreas de conhecimento do currículo na perspectiva da emancipação e autonomia individual e social.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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