Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4321
Authors: Freitas, Andressa Bezerra Cirqueira
metadata.dc.contributor.advisor: Castiglioni, Ana Claudia
Title: Os anglicismos em sala de aula: Uma proposta de trabalho para o ensino fundamental a partir de gêneros jornalísticos
Keywords: Léxico; anglicismos; ensino
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: FREITAS, Andressa Bezerra Cirqueira. Os anglicismos em sala de aula: Uma proposta de trabalho para o ensino fundamental a partir de gêneros jornalísticos. 2020.124f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissoional em Letras, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A expansão do léxico é um processo natural, visto que a língua está em constante mudança e novas criações surgem e se adaptam à realidade do falante. Novas unidades léxicas têm sido introduzidas à Língua Portuguesa ao longo dos anos, dentre elas os anglicismos, palavras advindas da língua inglesa, que são comuns em nosso país. Considerando que essa recorrência alcança os gêneros textuais abordados na escola, buscamos elaborar, aplicar e analisar uma proposta de trabalho com anglicismos, tendo como foco principal o trabalho com os gêneros textuais jornalísticos e o uso do dicionário em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Além disso, a presente pesquisa busca apresentar as razões de a ocorrência dos estrangeirismos em língua inglesa ser maior do que em outras línguas, apontando se são econômicas, sociais, culturais. A escolha da esfera jornalística se deu devido ao fato de este estar sempre atualizado, compartilhando informações recentes e, naturalmente, essa característica se refletir na linguagem empregada. O método de pesquisa que embasa este trabalho é qualitativo e interventivo e procurará esboçar algumas respostas, que não são definitivas, mas podem ajudar a reconstruir a mediação do docente no estudo dos estrangeirismos em sala de aula, auxiliando, assim, no processo de ensino e de aprendizagem, além de descontruir paradigmas quanto ao uso do dicionário no cotidiano escolar.
Abstract: The expansion of the lexicon is a natural process, since the language is constantly changing and new creations appear and adapt to the speaker's reality. New lexical units have been introduced to the Portuguese language over the years, including anglicisms, words from the English language, which are common in our country. Considering that this recurrence reaches the textual genres approached at school, we seek to elaborate, apply and analyze a work proposal with anglicisms having as main focus the work with the journalistic textual genres and the use of the dictionary in a 9th grade class of Elementary School . In addition, this research seeks to present the reasons for the occurrence of foreigners in English being greater than in other languages, pointing out whether they are economic, social, cultural. The choice of the journalistic medium was due to the fact that it is always up to date, sharing recent information and, naturally, this characteristic is reflected in the language used. The research method that supports this work is qualitative and interventional and will try to outline some answers, which are not definitive, but can help to reconstruct the mediation of the teacher in the study of foreign words in the classroom, thus helping in the teaching and learning process, in addition to deconstructing paradigms regarding the use of the dictionary in school life.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4321
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação assinada (2).pdf3.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.