Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4316
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dc.contributor.advisorSantos, Joedson Brito dos-
dc.contributor.authorBezerra, Daiane Araújo Aquino-
dc.date.accessioned2022-10-27T12:29:52Z-
dc.date.available2022-10-27T12:29:52Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationDaiane Araújo Aquino Bezerra. O papel, a importância e os desafios do pedagogo em espaços não escolares: experiência sobre o estágio curricular na defensoria pública. 2022. 39 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4316-
dc.description.abstractThe present Work of Completion of Degree in Pedagogy deals with the role of the pedagogue in non-school spaces and has as main objective to understand how the work of the pedagogue in non-school spaces, its importance and challenges, from the narrative autobiographical, of experiences of the curricular internship in the Public Defender's Office of the city of Tocantinópolis/TO, of a pedagogue in training. To achieve the objectives of this study, we opted for a qualitative methodology with bibliographic research and narrative research, having the autobiographical narrative as a methodological strategy and also with data source research. The construction of the narrative and the return to the internship experiences in the advocacy based on the literature end up revealing that the internship experiences in a non-school space were significant to understand the dimension of the scope of the pedagogue's performance and training to become a qualified professional in a career face challenges of social prestige and is undervalued. At the same time its importance and challenges for acting in non-school spaces. It is concluded that the role of a pedagogue in spaces such as the public defender's office is important due to the specificity of this professional in dealing with children, young people and adults and in the focus of their work, but it also requires a lot of preparation, good training for the follow-up work. , guidance and assistance for children who are referred to the Public Defender's Office of Tocantinópolis –TO, as well as dealing with their relationship with their families and with the school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.subjectpedagogue performancept_BR
dc.subjectnon-school spacespt_BR
dc.subjectautobiographical narrativept_BR
dc.subjectcurricular internship experiencespt_BR
dc.subjectpedagogue in trainingpt_BR
dc.titleO papel, a importância e os desafios do pedagogo em espaços não escolares: experiência sobre o estágio curricular na defensoria públicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Pedagogia aborda sobre a atuação do pedagogo em espaços não-escolares e tem como objetivo central compreender como se dá o trabalho do pedagogo em espaço não-escolar, sua importância e desafios, a partir da narrativa autobiográfica, de vivências do estágio curricular na Defensoria pública do município de Tocantinópolis/TO, de uma pedagoga em formação. Para alcançar os objetivos deste estudo optamos por uma metodologia de cunho qualitativa com pesquisa de natureza bibliográfica e pesquisa narrativa, tendo a narrativa autobiográfica como estratégia metodológica. A construção de narrativa e o retorno as vivências de estágio na defensoria fundamentada na literatura acabam revelando que as experiências de estágio em espaço não-escolar foram significativas para a acadêmica. Ao mesmo tempo sua importância e desafios para atuação em espaços não escolares. Conclui-se que a atuação de pedagogo em espaços como a defensoria pública tem uma importância pela especificidade desse profissional no trato com as crianças, jovens e adultos e no foco da sua atuação, mais também requer muita preparação, boa formação para o trabalho de acompanhamento, orientação e auxílio das crianças que são encaminhadas para a Defensoria Pública de Tocantinópolis –TO, como também do trato da relação dessas com seus familiares e com a escola.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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