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Authors: SILVA, CAMILO MACHADO DA
metadata.dc.contributor.advisor: Locatelli, Cleomar
Title: A relevância da infraestrutura física da escola segundo os servidores do Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva
Keywords: Estado;Estrada do Conhecimento;Infraestrutura;Ensino;State;Road of Knowledge;Infrastructure;Teaching
Issue Date: 30-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Silva, Camilo Machado da. A relevância da infraestrutura física da escola segundo os servidores do Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva. 2020. 21 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a importância que os servidores do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Nazaré Nunes da Silva dão à sua infraestrutura física. O colégio foi contemplado para reforma e ampliação pelo o Programa Estrada do Conhecimento, projeto do Estado Tocantins em parceria com o Banco Mundial. Os caminhos metodológicos para produção desse artigo formam os seguintes: a) revisão bibliográfica para compreender o conceito de Estado e sua relação com a educação, para compreender as questões relacionadas a estrutura física dos espaços escolares e para entender o que foi o Programa Estrada do Conhecimento; b) aplicação de questionário aos funcionários e ex-funcionários do colégio, afim de obter dados quantitativos e qualitativos sobre o significado da escola e sua infraestrutura para os servidores; c) Análise dos dados obtidos na pesquisa, considerando as avaliações que os funcionários do colégio fazem da nova estrutura. O resultado da pesquisa aponta que depois da reforma o ensino/aprendizagem melhorou, embora persistindo alguns problemas, como ausência de ar condicionado nas aulas e outros. Contudo, o caso em estudo revela que a infraestrutura, com destaque para seu paisagismo, para os espaços de esporte/lazer e segurança, é de extrema importância para construir a escola como lugar de pertencimento.
Abstract: This article has as goal to analyze the importance that the public servers from the Girassol de Tempo Integral Nazaré Nunes da Silva High School (Full-time School) have attached to the physical infrastructure. The Full-time High School was contemplated to reform and enlargement by the Estrada do Conhecimento Program, Tocantins State Program in partnership with the World Bank. The methodological ways to get to the result of this article formed the following steps: a) bibliographic review to understand the concept of State and its relation with the education, to comprehend the questions related to physical structure of the school spaces and to understand what Estrada do Conhecimento Program was; b) Application of questionnaires to public servers and ex-servers from the High School, suchlike to obtain quantitative and qualitative data about the meaning of school and its infrastructure on the servers’ conception; c) Analyses of the data obtained from the research, by considering the evaluations which the servers make analysis about the new structure. The research result has pointed out that after the school reform the teaching learning process got better, however some problems persist, such as lack of conditioned air sets in the classroom and the others. Although, the study case reveals that the infrastructure, highlighted for its landscaping, for the sport/recreation and security spaces are extremely important to construct the school as the belonging place.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4222
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

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