Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4142
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dc.contributor.advisorRezende, Janaína Ribeiro de-
dc.contributor.authorAbreu, Jemima Marinho-
dc.date.accessioned2022-09-16T14:26:17Z-
dc.date.available2022-09-16T14:26:17Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationAbreu, Jemima Marinho. Sensibilização para a leitura literária: mediação docente, limites e possibilidades no contexto de São João do Jaraíso - MA. 2022. 82 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4142-
dc.description.abstractThe present research consisted of reflecting on the formation of literary readers in the context of São João do Paraíso - MA. To this end, we sought to analyze the teachers' understanding of the challenges and possibilities in provoking/promoting the experiences of literature and delimited as a field of analysis the initial years of Elementary School in the schools of the aforementioned municipality. Coupled with this objective, we also discuss the benefits of literature in human development, justifying it as a fundamental right, we establish horizons between the literary training of the teachers who were part of the research and the teaching methods, by identifying in this process, strategies for approaching the literary book and teacher mediation in the school environment. We are based on the thinking of Abramovich (1997), Candido (2011), Colomer (2007), Martins (1994), Silva (2008 and 2009), Cosson (2009) and many others. We start from the qualitative-quantitative approach and have as theoretical-methodological principles the bibliographic research and researches through surveys. In order to obtain the data, several factors led us to choose to apply a poll virtually, via Google Forms, whose questions were about the teachers' general information: professional profile and literary training; literature in the school territory. Through this research instrument, it was possible to obtain the feedback of 14 teachers from the early years of elementary school in urban schools in the municipality of São João do Paraíso - MA. The participants' responses provided a rich debate on the formation of literary readers, and showed an encouraging scenario with regard to the strategies used by reading mediators, as well as denouncing the main obstacles to the development of teaching methods. Finally, the research allows us to conclude and forecast that the promotion of reading, the formation of literary readers and the formation of reading mediators are a long way to go and must be a constant working subject. In this sense, we emphasize that within this content there were other concerns that can be explored in further research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectLeitores literáriospt_BR
dc.subjectTraining of readerspt_BR
dc.subjectEarly Years of Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeaching mediationpt_BR
dc.titleSENSIBILIZAÇÃO PARA A LEITURA LITERÁRIA: MEDIAÇÃO DOCENTE, LIMITES E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DE SÃO JOÃO DO PARAÍSO - MApt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa consistiu em refletir sobre a formação de leitores literários no contexto de São João do Paraíso – MA. Para isso, procuramos analisar a compreensão docente no que concerne aos desafios e possibilidades no provocar/promover as experiências literárias e delimitamos como campo de análise os anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas do referido município. Acoplado a este objetivo, também discorremos sobre os benefícios da literatura na formação humana justificando-a como direito fundamental, estabelecemos horizontes entre a formação literária das professoras participantes da pesquisa com as práticas docentes, identificando neste processo, estratégias de aproximação com o livro literário e mediação docente no ambiente escolar. Fundamentamo-nos no pensamento de Abramovich (1997), Candido (2011), Colomer (2007), Martins (1994), Silva (2008 e 2009), Cosson (2009) e tantos outros. Partimos da abordagem qualitativa-quantitativa e temos como princípios téorico-metodólogicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento. Para obtenção dos dados, diversos fatores nos levaram a optar por aplicar um questionário virtualmente via Google Formulários, cujas perguntas versaram sobre dados gerais das professoras: perfil profissional e formação literária; a literatura no território escolar. Através desse instrumento de pesquisa, foi possível obter o retorno de 14 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas urbanas do município de São João do Paraíso – MA. As respostas das participantes proporcionaram um debate rico sobre a formação de leitores literários, e evidenciou um cenário animador no que diz respeito às estratégias utilizadas pelas mediadoras de leitura, como também denunciou os principais entraves para o desenvolvimento das práticas docentes. Por fim, a pesquisa nos permite esboçar que o fomento à leitura, a formação de leitores literários e a formação de mediadores de leitura são um caminho longo a ser percorrido e deve ser uma pauta constante. Nesse sentido, destacamos que dentro desta pesquisa surgiram outras inquietações que podem ser exploradas em novas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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