Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4129
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dc.contributor.advisorSantos, Janete Silva dos-
dc.contributor.authorNascimento, Edileuza Santiago-
dc.date.accessioned2022-09-01T21:38:54Z-
dc.date.available2022-09-01T21:38:54Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO,Edileuza Santiago.Gramática contextualizada: por que ainda encontra resistência? 68f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4129-
dc.description.abstractThe teaching of Portuguese Language has been the subject of many controversies in the current context of the Brazilian school, considered by many to be ineffective and obsolete, due to the use of conceptual methodologies with little (or no) applicability in the daily lives of students. Given this context, this paper aims to investigate reasons why the contextualized perspective of grammar teaching still finds resistance in the practice of basic education, seeking to understand how grammar teaching can be conceived in a more dynamic and stimulating aspect. , adhering to the perspective of grammatical contextualization, considering the sociointeractionist conception of language. The work consists of a qualitative research, of bibliographic and documentary character, supported by the presentation of a possible proposal of contextualized teaching of grammar, based on the guidelines of the National Curricular Parameters (PCN), the Common National Curricular Base (BNCC), the studies of Antunes. (2003, 2007, 2014) and other scholars who share the same thought. With this work, we try to show that not a few teachers have been resistant to the effective implementation of this approach, even though it has been proposed for decades and has been effective in the realization of teaching and learning. As a result, based on the analysis of some authors that address this theme and some documents that are presented in the corpus of this work, we note that the school fulfills or will fulfill its role when working in a contextual way the teaching of language / grammar, to that, with this kind of approach, the school favors the development of the individual as a subject of his own reality. Our analysis has focused some research on: How are grammatical approaches taking place in schools; the look of the documents, which guide Brazilian education, regarding the theme; which educational contexts have already adhered to this approach. Thus, we understand that, in the current Brazilian historical context, it is imperative that the teacher seeks to recognize the heterogeneity of our language as well as its dialogical character, and from this, develop a teaching-learning process that fosters the real needs of student interaction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectGramática.pt_BR
dc.subjectContextualização.pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem.pt_BR
dc.titleGramática contextualizada: por que ainda encontra resistência?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO ensino de Língua Portuguesa tem sido tema de muitas controvérsias no contexto atual da escola brasileiro, considerado por muitos, ineficaz e obsoleto, devido ao uso de metodologias conceituais com pouca (ou nenhuma) aplicabilidade no cotidiano dos alunos. Diante desse contexto, este trabalho tem como meta, investigar razões pelas quais a perspectiva contextualizada do ensino de gramática ainda encontra resistência, na prática da educação básica, buscando compreender de que forma o ensino de gramática pode ser concebido em uma vertente mais dinâmica e estimulante, aderindo à perspectiva da contextualização gramatical, considerando a concepção sociointeracionista da linguagem. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, subsidiada pela apresentação de possível proposta de ensino contextualizado da gramática, pautada nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos estudos de Antunes (2003, 2007, 2014) e de outros estudiosos que comungam do mesmo pensamento. Com este trabalho, procuramos mostrar que não poucos docentes têm se mostrado, resistentes à implementação efetiva desta abordagem, ainda que esta venha sendo proposta há décadas e tenha se mostrado eficaz na efetivação do ensino aprendizagem. Como resultado, com base na análise de alguns autores que se debruçam sobre esse tema e alguns documentos que são apresentados no corpus desse trabalho, notamos que a escola cumpre ou cumprirá seu papel, quando trabalhar de modo contextualizado o ensino de língua/gramática, para que, com esse tipo de abordagem, a escola favoreça o desenvolvimento do indivíduo como sujeito de sua própria realidade. Nossa análise tomou como foco de pesquisa algumas informações: De que formas estão acontecendo as abordagens gramaticais nas escolas; o olhar dos documentos, que norteiam a educação brasileiras, quanto ao tema; quais contextos educacionais já aderiram a referida abordagem. Dessa forma, entendemos que, no atual contexto histórico brasileiro, é imperativo que o professor busque reconhecer a heterogeneidade da nossa língua bem como o seu caráter dialógico, e, a partir disto, desenvolver um processo de ensino-aprendizagem que fomente as reais necessidades de interação dos educandos.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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