Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4117
Authors: Farias, Agenor Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Vilma Nunes da Silva
Title: Aspectos da relação interpessoal entre estagiários e professores da educação básica: uma análise dos discursos atitudinais de afeto em relatos de alunos- mestres.
Keywords: Avaliatividade.;Linguística Sistêmica Funcional.;Educação.
Issue Date: 23-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FARIAS,Agenor Santos. Aspectos da relação interpessoal entre estagiários e professores da educação básica: uma análise dos discursos atitudinais de afeto em relatos de alunos- mestres. 53 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa discorre a respeito da relação interpessoal entre estagiários e professores da educação básica, utilizando como suporte teórico o Sistema de AVALIATIVIDADE da Linguística Sistêmica Funcional (LSF) de Halliday (1967) com o foco nos discursos atitudinais de Afeto em relatórios de estágio do Curso de Letras. A forma como as relações se desenvolvem no ambiente escolar são de fundamental importância na interação entre aluno-mestre (AM) e professor, exercendo influência nesta dicotomia da teoria-prática e prática-teoria. O objetivo geral é analisar os aspectos da relação interpessoal entre estagiários e professores da educação básica, através do sistema de AVALIATIVIDADE da LSF. Quanto aos objetivos específicos, eles são analisar o léxico ancorado no sistema de avaliatividade; discorrer a respeito de como acontece a relação entre o aluno-mestre e o professor da Educação básica (EB) e identificar nas produções textuais dos alunos-mestres (AM) o discurso do afeto. A abordagem de pesquisa utilizada é a qualitativa, sendo fundamentada por autores que abordam o tema desta pesquisa. Também a pesquisa é documental, pois utiliza o corpus constituído por 10 relatórios de Estágio Supervisionado Curricular (ESC) produzidos por graduandos do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Araguaína -TO. Os RES foram processados no software IRAMUTEQ e também foi realizada uma varredura minuciosa pelo pesquisador para localizar recortes discursivos que chamamos de fragmentos. Depois de analisados os fragmentos fundamentados pelo Sistema de AVALIATIVIDADE de Martin e White (2005) e Martin e Rose (2013) constatamos que a forma como o AM, foi recebido pelo professor da EB nesta fase do RES, produziu sentimentos de insegurança e infelicidade, o que nos leva a dizer, baseado nos dados pesquisados, que esta primeira fase do ESC é por vezes desconfortável para o AM.
Abstract: This research discusses the interpersonal relationship between trainees and Basic Education teachers, using as theoretical support the EVALUATION System from Halliday's Functional Systemic Linguistics (FSL), with the focus on the attitudinal discourses of affect in internship reports of the Language Arts Course. The way relationships develop in the school environment is of fundamental importance in the interaction between student-teacher and teacher, exerting influence on this dichotomy of practice-theory and theory-practice. The general objective is to analyze the aspects of the interpersonal relationship between trainees and Basic Education teachers, through the EVALUATION system. As for the specific objectives, we analyze the lexicon anchored in the evaluation system; discuss the relationship between the trainees and Basic Education teachers and identify in the textual productions of the trainees the discourse of affection. The research approach is qualitative, being supported by authors who address the theme of this research. The research is also documentary, as it uses a corpus consisting of 10 reports from Supervised Internship produced by undergraduate students of the Language Arts Course of the Federal University of Tocantins (UFT) Araguaína campus. These reports were processed in the IRAMUTEQ software and were also performed thorough scan by the researcher to locate discursive clippings that we call fragments. After analyzing the fragments grounded by Martin and White (2005) and Martin and Rose (2013) EVALUATION System, we found out that the way trainees were received by the Basic Education teachers in this phase of the Internship produced feelings of insecurity and unhappiness, which lead us to say that this first phase of Supervised Internship is sometimes uncomfortable for the trainees.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4117
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGENOR SANTOS FARIAS - TCC - LETRAS (1).pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.