Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4091
Authors: Oliveira, Juliana Faustino
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
Title: Letramento digital: literatura digital infantil.
Keywords: Interatividade. letramento digital; livro-aplicativo; ludicidade.;Letramento digital.;Livro-aplicativo.;Ludicidade.
Issue Date: 2-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Juliana Faustino. Letramento digital: literatura digital infantil. 48f .Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O professor precisa estar atento às diversidades e características individuais dos seus alunos, em virtude de os meios socioculturais, geográficos e históricos serem mutáveis e influenciarem significativamente na formação do indivíduo, assim sendo, o ensino precisa acompanhar essas variações e transformações sociais. Nessa perspectiva, este estudo versa sobre o letramento digital com ênfase na literatura digital infantil como dispositivo de auxílio ao ensino dinâmico e inovador que atenda aos anseios do perfil atual de alunos. Como objetivo, a busca aqui é por compreender como se dá o letramento multimodal em crianças por meio da literatura digital infantil, mais precisamente com a utilização de ferramentas digitais como o E-picture-books apps. A metodologia qualitativa de cunho bibliográfico permite avaliar o contexto sociocultural em que a criança está inserida como também auxiliar no apanhado teórico sobre o perfil de criança que utilizaria o E-picture-books apps. As ferramentas tecnológicas contribuem de forma positiva no processo de aprendizado da criança contemporânea, uma vez que o torna prazeroso, lúdico e dinâmico. Conclui-se que não foram esgotados os assuntos sobre o tema, fazendo-se necessário investigar, em pesquisas futuras, outros métodos que integrem o aluno ao letramento digital utilizando ferramentas tecnológicas para o ensino de línguas.
Abstract: The teacher needs to be attentive to the diversities and individual characteristics of his students, because the sociocultural, geographic and historical means are changeable and influence significantly in the formation of the individual, therefore, education must accompany these variations and social transformations. In this perspective, this study deals with digital literacy with an emphasis on children's digital literature as a device to aid dynamic and innovative teaching that meets the expectations of the current profile of students. As a goal, the search here is for understanding how multimodal literacy occurs in children through children's digital literature, more precisely with the use of digital tools such as E-picture-books apps. The qualitative bibliographic approach allows to evaluate the socio-cultural context in which the child is inserted as well as to help in the theoretical collection about the child profile that would use E-picture-books apps. The technological tools contribute positively to the learning process of the contemporary child, since it makes it pleasurable, playful and dynamic. It is concluded that the subjects on the subject have not been exhausted, making it necessary to investigate in future research other methods that integrate the student with digital literacy using technological tools for language teaching
URI: http://hdl.handle.net/11612/4091
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA FAUSTINO OLIVEIRA- TCC - LETRAS.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.