Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Francisco Edviges-
dc.contributor.authorSilva, Francisca Maria Cerqueira da-
dc.date.accessioned2017-05-23T17:59:25Z-
dc.date.available2017-05-23T17:59:25Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Maria Cerqueira da. A Práticas de letramento de alunos com surdez na perspectiva bilíngue em espaços de AEE. 2015.166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/399-
dc.description.abstractThis paper presents the analysis and discussion of the results of a survey conducted in spaces of specialized educational services in the model of multifunctional resource rooms, in the city of Maraba, Para State. The research aimed to discuss literacy practices of students with deafness in space AEE/SRM. Data collection procedure applied an intervention project which consisted of a bilingual education plan for students with deafness, applied after documentary research, and other methodological procedures to check how was the language teaching process for the deaf in locus spaces research , as well as after diagnostic evaluation of language development of students. The bilingual teaching plan consisted in a pedagogical practice deaf for language teaching and the results were analyzed and discussed from the perspective of interpretative qualitative approach. The results showed that language teaching for the deaf, organized into teaching units or sequences, as suggested in bilingual teaching plan , developed in stages and different stages teaching of sign language as L1 and Portuguese as L2 , constitutes in fact a bilingual education , and enables the development of language skills of students with deafness, contributing to literacy in first and second language.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEnsino bilínguept_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectSegunda línguapt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectBilingual teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectSecond languagept_BR
dc.titlePráticas de letramento de alunos com surdez na perspectiva bilíngue em espaços de AEEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a análise e discussão dos resultados de uma pesquisa realizada em espaços de atendimento educacional especializado no modelo de salas de recursos multifuncionais, na cidade de Marabá, estado do Pará. A pesquisa teve o objetivo de discutir sobre práticas de letramento de alunos com surdez em espaços de AEE/SRM. Como procedimento de coleta de dados aplicou um projeto de intervenção que constava de um plano de ensino bilíngue para alunos com surdez, aplicado após pesquisa documental, e outros procedimentos metodológicos para verificação de como se dava o processo de ensino de línguas para surdos nos espaços lócus da pesquisa, bem como após a avaliação diagnóstica do desenvolvimento linguístico dos alunos. O plano de ensino bilíngue constituiu-se em uma prática pedagógica de ensino de línguas para surdos cujos resultados foram analisados e discutidos a partir de uma perspectiva de cunho qualitativo interpretativista. Os resultados demonstraram que o ensino de línguas para surdos, organizado em unidades ou sequências didáticas, conforme sugerido no plano de ensino bilíngue, desenvolvido em fases e etapas distintas de ensino da Língua de Sinais como L1 e da Língua Portuguesa como L2, constitui-se em um ensino de fato bilíngue, e possibilita o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos com surdez, contribuindo para o letramento em primeira e em segunda língua.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisca Maria Cerqueira da Silva - Dissertação.pdf2.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.