Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinheiro, Alexandre-
dc.contributor.authorBrito, Robson Sousa Brito-
dc.date.accessioned2022-06-06T23:56:53Z-
dc.date.available2022-06-06T23:56:53Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.citationBRITO, Robson Sousa. A implantação do sistema de gestão da qualidade em uma cooperativa de planos de saúde de Araguaína-TO sob a ótica dos clientes. 2019. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3963-
dc.description.abstractThe world economic scenario has undergone major changes driven by rapid technological evolution, increased customer requirements and cultural changes. With this, the search for satisfaction of their needs has become a matter of survival for companies in the face of an increasingly competitive economic scenario. Investments in the implementation of Quality Management Systems (QMS), previously seen as a differential, are now considered a necessity to achieve consumer satisfaction. The general objective of this study is to identify the result of the implementation of a QMS in a cooperative of health plans of Araguaína - TO. The methodology used for the production of this article consisted of a qualitative-quantitative evaluation based on a bibliographical and descriptive research. The studies show that achieving customer satisfaction is difficult because of the great diversity of requirements considered by each customer as a key satisfaction factor. In order to reach a quality service, the cooperative studied invested in the implementation of a QMS in order to change the culture and the company policy, aiming to meet the main requirements of its clients. After undergoing major changes aimed at enabling and raising awareness among professionals focused on meeting customer requests and complaints, the cooperative was able to achieve the latest ISO certification, and the benefits resulting from this project could be identified through the satisfaction survey of its clients. consumers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectGestão da Qualidade Total. NBR ISO 9001:2015. Desafios. Cooperativa. Satisfação. Total Quality Management. ISO 9001: 2015. Challenges. Cooperative. Satisfaction.pt_BR
dc.titleA implantação do sistema de gestão da qualidade em uma cooperativa de planos de saúde de Araguaína-TO sob a ótica dos clientes.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO cenário econômico mundial tem sofrido grandes mudanças impulsionadas pela rápida evolução tecnológica, o aumento das exigências dos clientes e pelas mudanças culturais. Com isso, a busca pela satisfação de suas necessidades tem se tornado uma questão de sobrevivência para as empresas diante de um cenário econômico cada vez mais competitivo. Os investimentos na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), antes vistos como um diferencial, hoje é tido como uma necessidade para se alcançar a satisfação dos consumidores. O objetivo geral deste estudo é identificar o resultado da implantação de um SGQ em uma cooperativa de planos de saúde de Araguaína - TO. A metodologia utilizada para a produção deste artigo consistiu em uma avaliação quali-quantitativa com base em uma pesquisa bibliográfica e descritiva. Os estudos realizados mostraram que a conquista da satisfação dos clientes é algo difícil, devido à grande diversidade de requisitos considerados por cada um deles como fator chave de satisfação. Para o alcance de um atendimento de qualidade, a cooperativa estudada investiu na implantação de um SGQ a fim de mudar a cultura e a política da empresa, visando atender às principais exigências de seus clientes. Após passar por grandes mudanças que visaram capacitar e conscientizar os profissionais com foco no atendimento aos pedidos e reclamações dos clientes, a cooperativa pôde conquistar a mais recente certificação da ISO 9001, podendo os benefícios decorrentes desse projeto, serem identificados através de pesquisas de satisfação dos seus consumidores.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.publisher.cursoTecnologia em Logísticapt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBSON SOUSA BRITO - TCC - LOGÍSTICA.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.