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Authors: Gomes, Keylon Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Sandra Alberta
Title: Endomarketing e covid-19: o estudo do caso sabin
Keywords: endomarketing;comunicação interna;covid-19;pandemia;sabin
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Gomes, Keylon Pereira. Endomarketing e covid-19: o estudo do caso sabin. 98 f. Monografia (Graduação) Curso de Administração. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A Covid-19 trouxe transformações e impactos sociais nunca vistos antes, forçaram repentinamente, as pessoas a mudarem de hábitos, as rotinas diárias mudaram, o contato físico devia ser evitado, assim como qualquer tipo de aglomeração. Em resposta à pandemia, muitas mudanças foram e estão sendo implantadas pelas empresas, provocando transformações importantes nas relações de trabalho, comunicação e na aceleração da digitalização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo, foi apresentar como o endomarketing foi utilizado para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19, no laboratório Sabin. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, na qual foi utilizado o estudo de caso. Foram coletados dados primários e secundários, sendo o primeiro realizado com a coordenadora de comunicação interna do Sabin, através de uma entrevista semi-estruturada, enquanto os dados secundários foram: reportagens, entrevistas, apresentações e o próprio site; todos materiais de domínio públicos, além dos fornecidos, com autorização, pela própria empresa. Os resultados mostraram que a organização já possuía um setor de endomarketing bem estruturado mesmo antes da pandemia. Portanto eles já utilizavam ferramentas de comunicação interna e estratégias de endomarketing . Dentre as alterações ocorridas frente a pandemia da Covid-19, foi identificado que o maior desafio foi o desconhecimento, as mudanças aconteceram de forma muito rápida, medidas sanitárias foram impostas e os colaboradores tinham que estar informados. Foi necessário colocar colaboradores para trabalhar de home office, e houve ainda uma virtualização da comunicação interna, a partir de lives e videoconferências. Por se tratar de uma organização com uma gestão humanizada, percebeu-se um cuidado tanto mental quanto físico do colaborador. As práticas de endomarketing se mostraram efetivas, sendo verificadas de acordo com a campanha realizada. Notou-se que muitas mudanças ocorridas devido a pandemia, permanecerão ao longo do tempo, principalmente a virtualização da comunicação.
Abstract: Covid-19 has brought transformations and social impacts never seen before, it has suddenly forced people to change their habits, daily routines have changed, physical contact should be avoided, as well as any kind of agglomeration. In response to the pandemic, many changes were and are being implemented by companies, causing important transformations in work relationships, communication and in the acceleration of digitalization. In this sense, the objective of this study was to present how endomarketing was used to minimize the effects of the Covid-19 pandemic, at the Sabin laboratory. This is an exploratory and descriptive research, in which the case study was used. Primary and secondary data were collected, the first being carried out with Sabin's internal communication coordinator, through a semi-structured interview, while the secondary data were: reports, interviews, presentations and the website itself; all public domain materials, in addition to those provided, with authorization, by the company itself. The results showed that the organization already had a well-structured internal marketing sector even before the pandemic. Therefore, they already used internal communication tools and endomarketing strategies. Among the changes that took place in the face of the Covid-19 pandemic, it was identified that the biggest challenge was ignorance, changes happened very quickly, health measures were imposed and employees had to be informed. It was necessary to put employees to work from home, and there was also a virtualization of internal communication, from lives and videoconferences. Because it is an organization with humanized management, both mental and physical care of the employee was perceived. The internal marketing practices proved to be effective, being verified according to the campaign carried out. It was noted that many changes that occurred due to the pandemic will remain over time, especially the virtualization of communication.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3958
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