Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3910
Authors: Araújo, Wellington Campos de
metadata.dc.contributor.advisor: Ludwig, Carlos Roberto
Title: Ideologia de gênero: uma leitura crítico-reflexiva da lei municipal 2.243 de 2016.
Keywords: Ideologia de gênero;Medida Provisória no 6;Lei Municipal 2.243/2016;Escola municipais de Palmas;Gender ideology;Provisional Measure No. 6;Municipal Law 2,243/2016;Municipal School of Palmas
Issue Date: 12-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ARAÚJO, Wellington Campos de. Ideologia de gênero: uma leitura crítico-reflexiva da lei municipal 2.243 de 2016. 2018. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Língua Inglesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Em 14 de março de 2016 foi aprovada a Medida Provisória (MP) de no 6, que se transformou na Lei Municipal no 2.243, aprovada em 23/03/2016. Proibindo qualquer discussão sobre gênero ou temas relacionados, nas escolas municipais de Palmas no Estado do Tocantins, além de prever o cancelamento da distribuição de materiais escolares produzidos pelo Ministério de Educação e Cultura sobre o tema. A Lei foi aprovada tendo como principal alegação a ideologia de gênero que aponta gênero e sexualidade como algo sem distinção. Diante dessa realidade, relata-se uma pesquisa que buscou lançar uma visão desconstrutivista sobre o assunto, a partir de uma leitura crítico-reflexiva da MP e da Lei, mencionadas anteriormente. Acreditamos que ambas serviram ao propósito de fortalecer uma série de ideologias e preconceitos, em relação à mulher e à comunidade LGBT+, há muito defendidos por uma parcela significativa da população brasileira.
Abstract: On 14 March 2016 the provisional measure (MP) of N o 6 was approved, which became Municipal Law No. 2,243, approved in 23/03/2016. Probing any discussion on gender or related topics, in the municipal schools of Palmas in the state of Tocantins, in addition to predict the cancellation of the distribution of school materials produced by the Ministry of Education and Culture on the subject. The law was passed with the main claim to gender ideology that points gender and sexuality as something without distinction. Faced with this reality, report research that sought to launch a deconstructivist vision on the subject, from a criticalreflective reading of the MP and the law, mentioned earlier. We believe that both have served the purpose of strengthening a series of ideologies and prejudices, in relation to the woman and the LGBT + community, long defended by a significant portion of the Brazilian population.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3910
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