Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3905
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dc.contributor.advisorLima, Adelaine Valéria Gomes-
dc.contributor.authorCarneiro, Elenise da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-12T12:51:06Z-
dc.date.available2022-05-12T12:51:06Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Elenise da Silva. Ensino da língua portuguesa para surdo: desafios na escola regular. 2021. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3905-
dc.description.abstractThis research had as object the Teaching of Portuguese Language offered in the regular teaching school. The research problem is: what are the challenges in teaching the Portuguese Language (L2) to deaf students at school? This research is justified by the fact that, as an academic in the Language Course, I noticed this in some deaf colleagues in the course, who had difficulties in reading and writing production. Initially, this was the fact that motivated me to choose the topic. In addition, I think the theme is important, as research has shown that deaf students have shown a considerable deficit in the process of acquiring reading and writing throughout their school career. I believe that this research can contribute to the training of professionals who work with the deaf, as well as the training of future professionals, awakening new perspectives in them. Furthermore, this research meets the new educational context of the deaf, which officially will be under bilingual guidance, which means that the Portuguese language for the deaf, considered their L2, should be taught in a second language perspective. The general objective of this research was to present the challenges of teaching the Portuguese Language (L2) to deaf students in regular school. It was a qualitative research, exploratory, bibliographic type. The research data will be collected from bibliographic sources, such as: books, articles, dissertations and theses. The data will be recorded and then analyzed from the content analysis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEscola regularpt_BR
dc.subjectAluno Surdopt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectRegular schoolpt_BR
dc.subjectDeaf studentpt_BR
dc.titleEnsino da língua portuguesa para surdo: desafios na escola regularpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objeto o Ensino de Língua Portuguesa ofertado na escola regular de ensino. O problema da pesquisa é: quais são os desafios no ensino da Língua Portuguesa (L2) para alunos surdos na escola? Esta pesquisa se justifica pelo fato de, como acadêmica do Curso de Letras, ter percebido isso em alguns colegas surdos do curso, que apresentavam dificuldades na leitura e na produção da escrita. Inicialmente, foi esse o fato que me serviu de motivação para a escolha do tema. Além disso, penso que o tema é importante, pois as pesquisas têm demostrado que os alunos surdos têm apresentado um déficit considerável no processo de aquisição da leitura e escrita em todo o seu percurso escolar. Acredito que essa pesquisa poderá contribuir na formação dos profissionais que atuam com o surdo, bem como na formação dos futuros profissionais, despertando neles novas perspectivas. Além do mais, esta pesquisa vai ao encontro do novo contexto educacional do surdo, que oficialmente, será sob a orientação bilíngue, o que significa dizer que a Língua Portuguesa para surdos, considerada a sua L2, deverá ser ensinada numa perspectiva de 2a língua. O objetivo geral dessa pesquisa foi apresentar os desafios do ensino de Língua Portuguesa (L2) para alunos surdos na escola regular. Foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, do tipo bibliográfica. Os dados da pesquisa foram levantados a partir de fontes bibliográficas, tais como: livros, artigos, dissertações e teses. Os dados serão registrados e, sem seguida, analisados a partir da análise de conteúdo. Constatou-se que o surdo tem a Libras como sua Língua L1 e a Língua Portuguesa como sua L2, por isso é condição essencial que o surdo saiba a L1 - Libras para aprender a Língua Portuguesa; que na sala de aula junto com ouvintes é impossível o surdo aprender a Língua Portuguesa. A respeito dos desafios a serem enfrentados para a oferta da Língua Portuguesa para Surdos, significa que é necessário que sejam criados espaços bilíngues para o ensino da Língua Portuguesa com a presença de professores surdos com formação em Libras para o ensino da Libras e professores ouvintes bilíngues com formação em Língua Portuguesa L2. Conclui-se, portanto, que isso é possível de ser implementado, haja vista que já existe um arcabouço jurídico garantindo a educação bilíngue para os surdos também na escola inclusiva.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.cursoLetras-Libraspt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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